Cortes sucessivos de verbas provocam autoexílio de cientistas no exterior

Cenário anunciado pelo governo Bolsonaro, mas já iniciado em gestões anteriores, faz pesquisadores temerem pelo futuro dos seus estudos e buscarem financiamento em outros países. Bolsas pagas por empresas farão parte de novo programa, diz Capes. “Há o risco de perdermos muito rapidamente o que levamos décadas para conseguir “, afirma o presidente da SBPC, Ildeu Moreira, em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo

Um estudo que pode indicar um novo tratamento para o Alzheimer, outro que tenta recriar novos corações ou parte deles para transplante, uma investigação sobre a adaptação de manguezais diante das mudanças climáticas. São alguns exemplos de inúmeras pesquisas produzidas por cientistas brasileiros que não conseguiram financiamento e tiveram que mudar para outro país para continuar o trabalho.

Mesmo pesquisadores com bolsa garantida no momento relatam procurar outras formas de financiamento para sua pesquisa, pois sentem insegurança para os próximos anos. Com medo de não conseguirem terminar o mestrado ou doutorado com o auxílio financeiro, eles buscam bolsas em instituições de outros países.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo