Dia de celebrar a resistência

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a SBPC lembra que os reais responsáveis pelos ataques à democracia do dia 8 de janeiro de 2023 seguem ainda impunes. “Sem medidas sérias, a exemplo do que outros países fizeram para aniquilar as ameaças totalitárias e autoritárias, nosso Povo dificilmente terá o desenvolvimento que quer e que merece”

Hoje, 8 de janeiro de 2024, é um dia significativo. Podemos celebrar a resistência do Brasil à tentativa de golpe que completa um ano, mas também devemos lembrar que foi um dia marcado pela infâmia, com a invasão das sedes dos três Poderes da República, seguida de depredação de bens artísticos e históricos e acompanhada de ameaças à democracia e à vida de dirigentes do País.

Celebramos a reação rápida dos Poderes, em especial a pronta articulação em defesa do Estado democrático pelos ministros Flavio Dino e Alexandre de Moraes, a quem não faltou apoio, não apenas das instituições democráticas, como também da mídia brasileira, que se uniu no repúdio àqueles que queriam devolver-nos às trevas da ditadura.

Nunca é demais lembrar que a ditadura civil-militar, rimando com censura e tortura, fez o Brasil retroceder anos na construção da democracia, bem como manteve nosso povo em patamares de miséria e de ignorância. É notória a queda na qualidade da educação pública, sobretudo a básica, durante aquele período. Também cumpre lembrar que o regime de exceção sucumbiu em meio a escândalos de corrupção, por mais que se tente hoje enganar a população a esse respeito. Finalmente, os indicadores sociais de nosso País só fizeram crescer, depois que saiu do poder a camarilha que dele se apossou imoral e ilegalmente.

Por isso mesmo, para a consolidação da democracia, é preciso que o brado de Nunca Mais!, levantado contra a tortura já no final dos anos 1980, seja cada vez mais forte; que a propaganda da ditadura, a produção ou divulgação de fake news e de mentiras deslavadas e ofensivas aos valores democráticos e, sobretudo, a organização e financiamento dos atos golpistas praticados entre o final das eleições de 2022 e o dia 8 de janeiro de 2023 sejam punidos com o rigor da lei penal.

Importante salientar que, até o momento, os reais responsáveis pela agressão estão soltos. Somente estão presos por este crime contra a nação brasileira os que participaram da invasão em si, e não quem a planejou, incentivou e financiou. A justiça brasileira precisa se agilizar e punir exemplarmente os culpados.

Sem medidas sérias, a exemplo do que outros países fizeram para aniquilar as ameaças totalitárias e autoritárias, nosso Povo dificilmente terá o desenvolvimento que quer e que merece.

São Paulo, 8 de janeiro de 2024

Diretoria da SBPC

 

Veja o PDF da nota.

Jornal da Ciência