Dia Nacional da Ciência é celebrado com manifestações em defesa da Educação e da CT&I. Participe!

Em Belo Horizonte, a UFMG realiza em 6 de julho um dia de atrações científicas. No Rio de Janeiro, no dia 7, acontece o “Domingo na Quinta”, na Quinta da Boa Vista. Em São Paulo, entidades científicas realizam, também no dia 7 de julho, a “Marcha Pela Ciência”, na Avenida Paulista

Para celebrar o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador e os 71 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), celebrados no dia 08 de julho, a SBPC reforça convite e estimula toda a comunidade científica brasileira a se mobilizar organizando e participando de atividades culturais e manifestações públicas em defesa da ciência e da educação.

Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) já têm atividades programadas. Os eventos buscam chamar a atenção da população e dos governantes para a importância que a ciência tem no dia-a-dia e no desenvolvimento sustentável do País.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, reitera o convite aos secretários regionais da SBPC, entidades científicas, professores, pesquisadores, estudantes e toda a população para organizar manifestações bem como participar das atividades já programadas para acontecer em várias cidades brasileiras e no Congresso Nacional. “Precisamos nos unir nesse momento para registrar nosso protesto e insatisfação com o quadro da ciência e da educação no País. É fundamental contarmos com um número significativo de membros da nossa comunidade participando das atividades do Dia Nacional da Ciência e de outras manifestações em defesa da educação e da C&T”, afirma Moreira.

Na última sexta-feira, os organizadores do evento em São Paulo enviaram uma Carta-convite a todas as instituições do Estado convidando a participarem e ressaltando que “os cientistas e pesquisadores universitários vêm se deparando com ataques à ciência e com uma onda de obscurantismo sem precedentes”. Segundo os organizadores, “a produção de conhecimento e a formação de profissionais qualificados é fundamental para sairmos da crise.” A carta-convite ressalta que continuamos com 42% dos recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações contingenciados, assim como a maior parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Confira abaixo as programações e participe!

Minas Gerais

A UFMG comemora, no dia 6 de julho, o Dia Nacional da Ciência, em uma grande festa para celebrar as ciências, os pesquisadores, a tecnologia e a inovação. Aberta a todo o público, a iniciativa é gratuita e acontece das 9h às 16h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ-BH), localizado na Rua Guaicurus, nº 50, centro de Belo Horizonte, e seu entorno. Será um dia cheio de atividades, com mais de 80 propostas com temas diversos, como competição de robôs, palestras sobre Fake News e impressão em 3D.

Além da organização da SBPC e da UFMG, a festa de Belo Horizonte terá a participação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), da Fiocruz Minas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do CRJ-BH, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), do Espaço do Conhecimento UFMG, da Santa Casa de Belo Horizonte.

Com atividades destinadas ao público infantil, juvenil, adulto e universitário, a comemoração busca abordar a multiplicidade das ciências. Será uma oportunidade para a população entrar em contato com a vastidão do que o conhecimento pode produzir nas áreas de saúde, biológicas, sociais, exatas, ciências da terra, engenharias, linguística, artes e agrárias.

As atividades incluem palestras, oficinas, lançamentos de livros, exposições e apresentações musicais e teatrais. Ainda acontecem apresentações de robótica e de veículos de competição sustentáveis.

Saiba mais na página do Facebook do evento: https://www.facebook.com/events/445647199552691/

São Paulo

Na capital paulista estão previstas três diferentes atividades na Avenida Paulista, no dia 7. A primeira delas é a “Feira de Ciências do Dia Nacional da Ciência”, programada para iniciar-se às 10 horas e terminar às 17 horas. Os interessados poderão inscrever seus projetos de divulgação científica.  A segunda atividade é o “Varal de Banners de Congresso”, onde serão exibidos trabalhos científicos apresentados em congressos. A outra atividade, de forte teor político, remete diretamente para a conjuntura brasileira: é a “Caminhada contra o obscurantismo”, que deve começar às 16 horas do domingo.

O evento é organizado pela SBPC junto aos Cientistas Engajados, à Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), à Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), à Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), o Instituto Questão de Ciência, Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (ADUSP), Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp) e Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp).

Mais informações na página do Facebook do evento: https://www.facebook.com/events/402781770274332/.

Rio de Janeiro

Também no dia 7 de julho, as entidades científicas cariocas realizam no Rio de Janeiro o “Domingo com Ciência na Quinta”, na Quinta da Boa Vista, a partir das 10h. Aberto a todo o público, o evento terá uma feira de ciências, diversas atividades culturais, e manifestações públicas.

No ano de 2018, a primeira edição do evento teve mais de 130 atividades científicas das diversas instituições de Ciência, Tecnologia, Educação e Saúde e o público estimado foi de 2.600 pessoas.  Neste ano, a expectativa é que o evento seja ainda maior, com a adesão de outras instituições e o número de atividades e de visitantes deverá ser maior.

Entre as atividades programadas, tendas e exibição de experimentos científicos e de questões cientificas de interesse geral, constituindo uma feira de ciências. O “Domingo na Quinta” terá ainda apresentações musicais e pronunciamentos curtos de representantes da comunidade científica.

Mais informações:  https://www.facebook.com/events/2350647511663386/

 

As informações atualizadas sobre os eventos serão divulgadas pela SBPC no JC Noticias e em suas redes sociais – FacebookTwitter Instagram.

Jornal da Ciência