Diversidade de gênero e raça é o tema do 9º seminário da série “Projeto para um Brasil Novo”

Evento virtual será realizado no dia 25 de maio, às 16h, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Participe!

whatsapp-image-2022-05-18-at-12-42-26A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza no dia 25 de maio, às 16h, a nona sessão dos seminários “Projeto para um Brasil Novo”. O tema do debate online é “Diversidade de gênero e raça” e será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube.

Com coordenação de Maria Filomena Gregori, professora livre-docente do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp), o evento contará com a participação de Cleber Santos Vieira, docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Joana Maria Pedro, professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Joziléia Daniza Jagso Kaingang, da Articulação dos povos indígenas do Sul; e Nilma Lino Gomes, professora titular e emérita da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento é parte de 12 seminários temáticos que a SBPC está realizando para tratar de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do País. Entre os assuntos a serem abordados estão “Mudanças climáticas”, “Questão indígena e “Cultura”. O primeiro seminário debateu “Ciência, Tecnologia e Inovação”, o segundo, “Educação básica”, o terceiro, “Educação superior”, o quarto, “Pós-graduação”; o quinto tratou do tema “Saúde”, o sexto  “Meio Ambiente”,  o sétimo “Direitos Humanos”, e o oitavo “Segurança Pública”.

Segundo Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, o objetivo dos eventos é engajar a comunidade científica a propor políticas públicas para os próximos anos. “A ideia é que esses eventos abordem temas relevantes visando à elaboração de um documento com diretrizes e propostas gerais de políticas que será entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição, durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, a ser realizada neste ano na UnB (Universidade de Brasília)”, explica. “A ideia é não ficarmos apenas na batalha do presente, mas pensarmos um futuro melhor para nosso país“, diz.

Participe:

Série Projeto para um novo Brasil – Seminário “Diversidade de gênero e raça”

Dia: 25 de maio

Horário: 16h

Transmissão: Canal da SBPC no YouTube.

 

Jornal da Ciência