Eleições 2023 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Confira a proposta de André Ramos, candidato à área F do Conselho

A SBPC deu início na segunda-feira (29) ao processo de votação das Eleições 2023 para os cargos da Diretoria (biênio 2023-2025), parte do Conselho (quadriênio 2023-2027) e das Secretarias Regionais (biênio 2023-2025).

Como em eleições anteriores, os candidatos podem enviar um texto resumido (de até 5.000 caracteres) com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas ficarão disponíveis aos sócios na página das eleições: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2023/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos serão divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2023@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de André de Avila Ramos, candidato à Área F do Conselho:

ANDRÉ RAMOS: PLANO DE TRABALHO CASO SEJA ELEITO CONSELHEIRO DA SBPC

 Meu nome completo é André de Avila Ramos, porém, na academia, utilizo apenas André Ramos. Sou Professor Titular de Genética e Biologia Molecular da Universidade  Federal de Santa Catarina (UFSC) e fui Secretário Regional da SBPC por dois mandatos, eleito em 2017 e 2019.

As competências e características pessoais que pretendo colocar à disposição da SBPC foram construídas principalmente ao longo da última década, quando minha prática acadêmica, política e associativa foi amadurecida por ações concretas na interface entre ciência e sociedade. De forma contínua e proativa, sobretudo após a consolidação de minha carreira de pesquisador, tenho me dedicado especialmente a:

1)  lutar por políticas públicas que elevem o patamar da ciência brasileira, garantindo um financiamento crescente, transparente e previsível por parte do Estado.

2)  lutar contra movimentos anticientíficos, pseudocientíficos ou negacionistas que assolam o país e ameaçam o futuro de nossa democracia.

3)  trabalhar pela efetiva integração entre ciência e sociedade, entre ensino superior e educação básica, entre pesquisa e popularização científica.

4)  proporcionar a nossas crianças e jovens uma formação científica sólida e voltada para a solução dos grandes desafios de nosso tempo: redução das desigualdades; preservação da biodiversidade; controle do aquecimento global; mudança da matriz energética; combate a pandemias; etc.

5)  ampliar a articulação da comunidade científica/educacional brasileira com aquelas de outros países em desenvolvimento, visando a solução de problemas comuns, em particular na América Latina e África. Em outras palavras, reconhecer a necessidade crescente e inadiável de se resolver desafios científicos e educacionais de forma transnacional e transcultural.  

Com base no perfil acima, caso seja eleito conselheiro da SBPC para o quadriênio 2023-2027, meus compromissos são:

–  Executar com zelo, transparência e responsabilidade minhas competências regimentais (http://portal.sbpcnet.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Estatuto.pdf).

–  Criar um canal de diálogo entre meu mandato e o conjunto de sócios dos estados de MS, PR, SC e RS, para que estes possam se informar e opinar sobre como devo atuar dentro do Conselho da SBPC.

–  Auxiliar, assessorar e apoiar o Presidente da SBPC e sua Diretoria, sempre que for solicitado.

–  Auxiliar na implementação das deliberações aprovadas pela Assembleia Geral de associados, instância máxima de nossa entidade.

–  Prestar auxílio e aconselhamento às Secretarias Regionais de MS, PR, SC e RS.

–  Trabalhar para levar ao maior número de estados brasileiros o movimento “Escola é Lugar de Ciência”, nascido em meu mandato de Secretário Regional por SC em articulação com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de SC. No período pré-pandemia, iniciou-se um processo de diálogo entre os/as presidentes das Comissões de Educação dos parlamentos de vários estados, no intuito de nacionalizar o referido movimento. Tal articulação precisaria ser retomada com as novas legislaturas.

Jornal da Ciência