Entidades da ciência dizem que proposta de Mourão de criar agência militar tem como meta controlar e obstruir dados do Inpe

A Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência dizem que "governo indica a intenção de controlar as atividades de observação da Terra sob a óptica das aplicações militares"

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminharam uma carta ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, criticando a proposta de criação de uma nova agência nacional que centralizaria os dados de monitoramento via satélite.

Sem dar detalhes, Mourão afirmou que a ideia é colocar as informações sob a gestão do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa. A proposta do vice foi divulgada em uma “live” em 18 de setembro. Segundo Mourão, o modelo é o da agência norte-americana NRO (National Reconaissance Office).

Na carta, a ABC e a SBPC também rebateram as críticas de Mourão ao trabalho do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O documento também foi enviado também ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes (veja a íntegra abaixo).

“O CENSIPAM é um órgão militar e, reconhecendo seus bons serviços com relação ao sistema de vigilância da Amazônia, não tem como missão o controle do desmatamento e não disponibiliza abertamente dados e alertas de desmatamento. Ao propor que a nova agência siga o modelo da agência americana NRO, o Governo indica a intenção de controlar as atividades de observação da Terra sob a óptica das aplicações militares”, diz a carta da ABC e SBPC.

Veja o texto na íntegra: G1