Especial: crise afeta produção científica brasileira

Reportagem especial veiculada pela GloboNews mostra como a crise econômica tem afetado a produção científica brasileira.  Pesquisadores como o neurocientista Stevens Rehen e a geóloga Adriana Alves contam os problemas e apontam possíveis saídas para a pesquisa no País

O canal Globo News produziu uma reportagem especial de cerca de 20 minutos sobre como a crise econômica tem afetado a produção científica brasileira. O programa, que foi ao ar neste domingo, 6 de maio, e reprisado na manhã desta segunda-feira, 7, entrevistou especialistas que têm em comum a paixão pela ciência. Todos falam sobre o medo do retrocesso por conta dos cortes financeiros.

“A ciência no Brasil está passando por um momento muito difícil. Ela cresceu nos últimos anos, teve um significativo aumento na formação de doutores, na criação de novos grupos, na expansão da universidade e institutos de pesquisa. Houve também um crescimento de produção científica brasileira. Só que nos dois, três últimos anos, nós passamos por uma dificuldade muito grande porque tivemos uma redução muito drástica de recursos”, afirma o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, um dos entrevistados do programa.

Assista aqui a reportagem na íntegra.

Jornal da Ciência