“Estas eleições são fundamentais para o futuro do nosso país”, diz Paulo Artaxo

Diretores da SBPC chamam a atenção para a importância das pessoas se informarem e refletirem sobre quais candidatos oferecem propostas para um País que respeita a democracia, que valoriza a Educação, a diversidade cultural, étnica, religiosa, o Meio Ambiente, e que se apoia no conhecimento científico para superar os imensos desafios sociais e econômicos que o Brasil tem pela frente

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou um alerta pelo voto consciente nas eleições que acontecem no próximo domingo, 2 de outubro. Em uma série de vídeos postados nas redes sociais, membros da Diretoria da entidade falam da importância das pessoas se informarem e refletirem sobre quais candidatos oferecem propostas para um País que respeita a democracia, que valoriza a Educação, a diversidade cultural, étnica, religiosa, o Meio Ambiente, e que apoia o conhecimento científico como forma de superar os imensos desafios sociais e econômicos que o Brasil tem pela frente.

“Estas eleições são fundamentais para o futuro do nosso país”, afirma Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC, no terceiro vídeo desta campanha.

O primeiro vídeo da série foi feito pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, que conclama todos a olharem com muita atenção, na hora de escolher em quem votar, quais são as posições e propostas de cada concorrente, tanto ao Executivo, quanto ao Legislativo, para educação, ciência, saúde, meio ambiente, cultura e democracia. “Pensem bem e escolham bem seus candidatos, porque está em nossas mãos o futuro do País no dia da eleição. Votem com atenção”, diz.

O segundo vídeo divulgado nesta terça-feira, 27, foi o da vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral. Nele, ela ressalta que a entidade tem tido uma forte atuação na defesa da educação, ciência, tecnologia, inovação, saúde, meio ambiente e direitos humanos, e cita que há três meses a SBPC organizou o “Projeto para um Brasil Novo”, um ciclo de debates que originou uma série de propostas encaminhadas aos candidatos. Sobral conclama que todos votem em candidatos que estejam alinhados às essas propostas. “Sobretudo, que a escolha seja feita a partir da nossa principal proposta, que é a consolidação da Democracia.”

Corroborando os depoimentos dos outros diretores, Artaxo ressalta o papel da Educação e da Ciência para que o Brasil volte a crescer e atingir o pleno desenvolvimento. “Estas eleições são certamente as mais importantes das últimas décadas no nosso país. Vamos mudar o rumo do nosso desenvolvimento, vamos trazer ciência e educação para a população, para políticas públicas que favoreçam a redução das desigualdades sociais, que favoreçam que nosso país possa atingir os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e para que a gente consiga construir um Brasil mais justo”, declara.

O vice-presidente da SBPC reforça o pedido para que as pessoas sejam cautelosas na hora de votar, e escolham bem seus candidatos, seja na esfera federal, quanto para os cargos estaduais. “Vote em quem apoia a educação em todos os níveis, para toda a população brasileira, vote em quem fomenta o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso País. Só assim, o nosso País vai poder ter um futuro brilhante.”

Conforme rege seu Estatuto, “é vedada à SBPC a participação direta em campanhas de interesse político-partidário ou eleitorais, sob quaisquer meios ou formas”, ou seja, a SBPC não é nem deve ou pode ser partidária. Por estas razões, a SBPC não toma posição em favor de candidaturas ou de partidos.

No entanto, a SBPC pode e deve, em período eleitoral ou fora dele, informar a opinião pública sobre as necessidades principais da sociedade brasileira para o desenvolvimento justo e sustentável do País.

É este o objetivo deste alerta, lançado a poucos dias das eleições: sem nomes de candidatos, ou partidos, a entidade chama a atenção para a importância deste pleito para o futuro queremos.

Os vídeos estão publicados nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet).

Jornal da Ciência