Tags:

Ufac busca apoio para projetos culturais da 66ª Reunião Anual

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kimpara, a vice-reitora da instituição, Guida Aquino, juntamente com o deputado federal Sibá Machado (PT-AC), tem cumprido uma série de agendas em Brasília para angariar recursos para os projetos culturais da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá entre os dias 22 e 27 de julho no campus da universidade, em Rio Branco. As reuniões buscam reiterar a importância da realização do evento para o Acre e solicitar apoio, tanto para os investimentos em infraestrutura quanto para os patrocínios culturais.
Reitoria da universidade tem participado de audiências em Brasília em busca de recursos
 
O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kimpara, a vice-reitora da instituição, Guida Aquino, juntamente com o deputado federal Sibá Machado (PT-AC), tem cumprido uma série de agendas em Brasília para angariar recursos para os projetos culturais da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá entre os dias 22 e 27 de julho no campus da universidade, em Rio Branco.  As reuniões buscam reiterar a importância da realização do evento para o Acre e solicitar apoio, tanto para os investimentos em infraestrutura quanto para os patrocínios culturais.
 
Segundo Guida, que também é coordenadora local da Reunião Anual da SBPC, o grupo tem ido periodicamente à Brasília e já se reuniu com representantes dos Correios, Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Ministério das Comunicações.  Em 14 de abril, por exemplo, o encontro ocorreu com o diretor do Banco do Brasil, Jânio Carlos Endo Macedo, e com o diretor de Articulação Institucional da vice-presidência de Relações Institucionais da Oi/Telemar, José Zunga Alves de Lima.
 
A vice-reitora informa que as reuniões têm sido articuladas pelo deputado Sibá. “Mas não posso deixar de ressaltar o apoio do senador Jorge Viana (PT-AC). A parceria do senador tem reforçado a luta já encampada pelo deputado federal Sibá Machado para realização do evento pela Ufac”, disse Guida. 
 
“Tenho procurado somar esforços com o deputado Sibá, que tem feito um grande trabalho de apoio à Ufac. Estamos trabalhando juntos para que a SBPC possa ser o maior evento que o Acre já sediou para a comunidade técnico-científica da região e do Brasil. E o lado cultural precisa ser valorizado”, declarou Jorge Viana.
 
Guida explica que a programação cultural é de inteira responsabilidade da universidade e será um espaço para mostrar a produção cultural da região. “Serão shows musicais, exibição de vídeos, feira de produtos artesanais e outras atividades que mostram um pouco da nossa identidade. Esse apoio dos parlamentares tem sido fundamental para que a gente possa ter um resultado positivo para realização da SBPC”, declarou Guida.
 
A universidade já conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para realização de parte do evento, mas os recursos são insuficientes para realização de todas as atividades programadas, afirma o reitor da instituição. “A expectativa é de reunir mais de 4 mil pessoas de outras localidades e mais de 15 mil de dentro do próprio Acre. Precisamos de uma boa estrutura para receber tanta gente”, explica Minoru.
 
Para o reitor, a realização do evento vai colocar o Acre como vitrine para o Brasil e para o mundo. “Ciência e tecnologia são importantes em qualquer lugar do mundo, e são fundamentais em um estado que busca se consolidar e desenvolver de forma sustentável. Será uma oportunidade de socializar com a comunidade acreana os conhecimentos da comunidade científica do Brasil. E também será uma oportunidade de troca. De mostrar para o Brasil o trabalho de nossos pesquisadores, que muitas vezes não são de conhecimento da população. O Congresso vai propiciar essa socialização dos saberes científicos e tecnológicos”, declarou.
 
Quanto a apoio efetivo, Guida afirma que ainda nada foi confirmado. “Temos várias promessas, mas tenho certeza que iremos conseguir alcançar resultados”, finaliza.
 
(SBPC, com informações da Ufac)