Fotografias do professor Warwick Kerr são adicionadas ao acervo do Centro de Memória da SBPC

As fotografias foram tiradas em 1986 e retratam o geneticista, que faleceu há dez dias, trabalhando com seu principal objeto de pesquisa, as abelhas

O Centro de Memória Amélia Império Hamburger da SBPC adicionou ao seu acervo um conjunto de fotografias doadas pelo professor Warwick Estevam Kerr. As 214 fotos foram digitalizadas recentemente e são datadas de novembro de 1986, com local e fotógrafo não identificados. Elas registram o geneticista trabalhando com abelhas, seu principal objeto de pesquisa. Kerr é considerado um dos maiores especialistas em abelhas do mundo e dedicou sua vida a estudar a genética desses insetos, especialmente da espécie Apis Mellifera Scutella. Também desenvolveu a abelha africanizada, uma espécie híbrida mais dócil e mais produtiva que as outras.

O cientista foi presidente da SBPC de 1969 até 1973 e faleceu no dia 15 de setembro, seis dias após completar 96 anos de idade. Ele era natural de Santana do Parnaíba, São Paulo, e se formou em engenharia agronômica pela Escola Superior Luiz de Queiroz (Esalq). Após concluir o doutorado em Genética, assumiu o cargo de professor e chefe do Departamento de Genética na mesma instituição. Seu laboratório foi considerado um dos melhores de Piracicaba.

Foi nomeado chefe do Departamento de Biologia de Rio Claro, em São Paulo, e dez anos depois assumiu a chefia do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto, onde se tornou professor titular em 1971. Também trabalhou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) de 1975 a 1979 e de 1999 a 2002, contribuindo para o crescimento do número de mestres e doutores no instituto.

Em 1990 tornou-se o primeiro brasileiro a integrar a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Em 1994 foi admitido à Ordem Nacional do Mérito Científico no Grau de Grã-Cruz pelo presidente da República. Em 1999 estava entre os 30 cientistas do século XX, ao lado de Einstein e Santos Dumont.

Foi ainda reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde criou o Departamento de Biologia. Após a saída da Uema foi convidado a continuar suas pesquisas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e ali foi o responsável pela implantação do curso de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica. Ele permaneceu orientando alunos e realizando pesquisas na universidade até 2012.

A diretora da SBPC e colega de trabalho por décadas, Ana Maria Bonetti, lamentou profundamente a morte de Kerr e o exaltou, dizendo que ele era, além de um grande ser humano, um dos maiores cientistas do Brasil. “Por onde ele passou, ele deixava uma mensagem de qualidade para que a vida e a educação das pessoas fossem melhores. Ele, por exemplo, recebia alunos de ensino básico até grandes pesquisadores de renome internacional com a mesma disposição. Ele foi, e deve continuar sendo, um grande exemplo para quem está na academia, pois para ele a ciência, a inovação e a educação são determinantes para que o Brasil se torne cada vez melhor”.

Acervo

O Centro de Memória Amélia Império Hamburger está localizado na sede da SBPC, em São Paulo. Seu acervo abriga diversos materiais relacionados à história da entidade, como fotos, cartazes de eventos, revistas, entre outros, que podem ser utilizado por estudantes, pesquisadores e tantos outros interessados em conhecer e estudar a trajetória da SBPC e seu trabalho para o desenvolvimento científico nacional. Sua visitação pode ser agendada pelo e-mail: centrodememoria@sbpcnet.org.br.

Jornal da Ciência

 

Veja algumas fotografias:

Warwick Kerr, em 1986. Foto: Centro de Memória Amélia Império HamburgerWarwick Kerr, em 1986. Foto: Centro de Memória Amélia Império Hamburger

Warwick Kerr, em 1986. Foto: Centro de Memória Amélia Império Hamburgerwarwick-kerr

 

 

 

 

 

Fotos: Centro de Memória Amélia Império Hamburger