Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa fronteiras

Artigo de Mário Steindel, coordenador Científico do Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin 200 anos, para o Jornal da Ciência

Para comemorar o bicentenário de nascimento do naturalista teuto-brasileiro Johann Friedrich Theodor Müller (Fritz Müller), que ocorrerá em 2022, O GRUPO DESTERRO FRITZ MÜLLER/CHARLES DARWIN 200 ANOS, criado em Florianópolis (SC) em 2019, objetiva promover um Ciclo de Comemorações científicas, educacionais, artísticas e culturais para divulgar o legado deste notável pesquisador da natureza.

Fritz Müller imigrou da Alemanha para Santa Catarina (Blumenau) em 1852, aos 30 anos de idade e viveu entre Blumenau e Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), até sua morte em 1897, sem jamais ter retornado à Alemanha. Em Desterro, onde viveu 11 anos, foi professor de Matemática e Ciências do ensino secundário no Liceu Provincial. Além de naturalista, Fritz Müller era também médico, mas não exerceu esta função. Sua paixão sempre foi a História Natural a qual permaneceu fiel por toda a vida. Seu legado é imenso, iniciando-se pelo embasamento empírico da Teoria da Evolução por meio da Seleção Natural de Charles Darwin, fornecendo evidências decisivas em favor desta Teoria, a partir de seu livro Für Darwin (Para Darwin) redigido em Desterro e publicado em 1864 na Alemanha. Foi um dos primeiros apoiadores explícitos da Teoria da Evolução, prestando inúmeras evidências observacionais e experimentais no campo da zoologia e da botânica em favor da nova Teoria. Ao conhecer seu livro, Darwin entra em contato com Fritz Müller e ambos se tornam amigos e estabelecem uma extensa correspondência que dura até a morte de Darwin em 1882.

Fritz Müller ocupou também o cargo de Naturalista Viajante do Museu Nacional do Rio de Janeiro por 15 anos. Deixou 264 escritos científicos em diferentes línguas (inglês, alemão e português), projetando o nome de Santa Catarina e do Brasil para toda a Europa. Sua reconhecida grandeza reflete-se na distinção ele conferida por Charles Darwin que o tratava por “Príncipe dos Observadores” e pelo respeitado zoólogo alemão Ernst Haeckel, “pai” do termo Ecologia, que o chamava de “Herói da Ciência”.

Com a colaboração e parceria de diferentes instituições educacionais, científicas e culturais (Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Instituto Histórico de Blumenau, Secretaria de Cultura e sua Fundação Municipal de Cultura de Blumenau, Secretaria de Estado da Educação, Instituto Carl Hoepcke, Conselho Estadual de Cultura Fundação de Cultura, Consulado da Alemanha em Blumenau, Consulado do Reino Unido em Florianópolis e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), por meio do Projeto Fritz Müller 200 anos, foi desenvolvida uma extensa programação para o ano de 2020, incluindo uma série de sete Webinários Temáticos realizados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, voltados à capacitação de seus professores, ocasião em que o legado de Fritz Müller foi abordado sob diferentes perspectivas e olhares, incluindo uma ação pedagógica.

Estes seminários virtuais contaram com a colaboração de estudiosos, pesquisadores e professores das áreas das ciências naturais, educação, divulgação científica, arte e patrimônio cultural do estado de Santa Catarina e do País. As ricas discussões destes seminários serviram de base para elaboração de um livro eletrônico (E-book), como material de apoio pedagógico para a educação básica, condensando em um único suporte, conteúdos que podem ser adaptados para diferentes níveis de ensino, acompanhado de ilustrações de apoio, oportunizando assim, a divulgação ao grande público, do extraordinário legado científico de Fritz Müller, para ser lido e saboreado como se fosse uma viagem, sem data para terminar, onde o prazer do percurso é o mais importante. O livro Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa fronteiras (https://fritzmuller200anos.com.br), apresenta uma amostra da extensa obra de Fritz Müller, valoroso como homem oitocentista, como cientista e como professor.

Sobre o autor

Mário Steindel, coordenador Científico do Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin 200 anos*

O Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin é uma parceria de instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), Instituto Histórico de Blumenau, Secretaria de Estado da Educação, Instituto Carl Hoepcke, Conselho Estadual de Cultura, Fundação de Cultura, Consulado da Alemanha, Consulado do Reino Unido em Florianópolis e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.