Hoje se celebra pela primeira vez o Dia Internacional da Luz

A data contará com atividades para toda a população em várias cidades do País. Confira a programação

Hoje, 16 de maio, se comemora o primeiro Dia Internacional da Luz e, atendendo a convite da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sociedades científicas, instituições de ensino e pesquisa, escolas, museus de ciência e planetários brasileiros realizarão atividades para celebrar a data. A SBPC é um nodo do Dia Internacional da Luz no Brasil e estimulou a realização de atividades sobre a luz neste dia ou em dias próximos.

A celebração é uma iniciativa global, coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que fornece um foco comum anual para a contínua valorização da importância da luz e do papel que desempenha na ciência, cultura e arte, educação e desenvolvimento sustentável, e em áreas tão diversas como medicina, comunicação e energia.

A Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) é uma das entidades que programaram atividades. Na cidade de Sorocaba, o Museu de Ciência e Tecnologias da Luminescência da UFSCar realizará exposições e demonstrações de luminescência direcionadas à vida, saúde e meio ambiente, com ênfase especial na bioluminescência, a emissão de luz visível por vivos.

Haverá exposições sobre besouros bioluminescentes da Mata Atlântica e Floresta Amazônica, além de demonstrações práticas de fotoluminescência, quimiluminescência e bioluminescência, exibindo produtos e aplicações desenvolvidos na UFSCar. As atividades serão realizadas no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura da Universidade e são organizadas pelo coordenador do Museu, professor Vadim Viviani, membro da SBBq e especialista em bioluminescência. Veja aqui a programação do Museu.

Em São Paulo, a SBBq firmou parceria com o Planetário de São Paulo, no Ibirapuera, e realizará uma atividade em conjunto no sábado, dia 19 de maio. Trata-se de uma palestra do pesquisador do Instituto de Química da USP, Maurício Baptista, que falará sobre protetor solar.

Essa atividade integra a Virada Cultural da capital paulista e é organizada pela coordenadora científica do Planetário de São Paulo, Natália Pasternak Taschner, pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas da USP.

Outros Planetários de São Paulo também fazem parte da programação do Dia Internacional da Luz e da Virada Cultural paulista. Os planetários do Carmo e a Escola Municipal de Astrofísica celebrarão a data nos dias 19 e 20 de maio com uma série de programações especiais: fotografia, lasers, cinema e atividades interativas, como jogos de lógica e raciocínio, são algumas das atrações previstas.

Ainda como parte da comemoração, será lançado o PlanetTalks – palestras rápidas e em linguagem acessível, realizadas na cúpula de projeção do Ibirapuera. Os temas tratados neste lançamento irão da relação entre luz ultravioleta e câncer de pele à “nova astronomia” de ondas gravitacionais e neutrinos, passando ainda por questões de arte, biologia, saúde e história. A ideia, segundo Taschner , é ter diversos temas ligados à luz que não sejam necessariamente de física e astronomia. “Nós quisemos misturar bastante pra dar ideia de como a luz interfere em todos os campos do conhecimento da nossa vida”, explica a pesquisadora.

Outras organizações brasileiras estão envolvidas na celebração do Dia Internacional da Luz. A SBF e o IF-USP farão uma exposição de experiências para ilustrar propriedades de luz como reflexão, refração, difração, interferência, dispersão, etc. Em Florianópolis, no Instituto Federal de Santa Catarina, haverá uma palestra sobre tecnologias Li-Fi usando LED’s nas comunicações.

Há atividades planejadas também em Recife-PE, Curitiba-PR e Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Acesse o link do Ano Internacional da Luz no Facebook e confira as atividades já programadas.

Jornal da Ciência

 

Leia também:

Jornal da Ciência – Entidades científicas realizam atividades para celebrar o primeiro Dia Internacional da Luz

Ciência na rua – Fim de semana com programação especial em são paulo celebra e discute a luz