Tags:

Presidente da SBPC recebe Medalha da Marinha do Brasil

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, recebeu na última sexta-feira (13/12), a Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil – 13DEZ2013. Esse é um reconhecimento ao apoio aos marinheiros nacionais. “Essa é uma homenagem surpresa”, agradeceu Helena, totalmente emocionada, na sede do Comando do 8º Distrito Naval em São Paulo, onde o evento foi realizado, em cerimônia simbólica ao Dia do Marinheiro. A Medalha foi concedida a 48 agraciados, no total, incluindo a presidente da SBPC.
A presidente da SBPC, Helena Nader, recebeu na última sexta-feira (13/12), a Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil – 13DEZ2013. Esse é um reconhecimento ao apoio aos marinheiros nacionais.
“Essa é uma homenagem surpresa”, agradeceu Helena, totalmente emocionada, na sede do Comando do 8º Distrito Naval em São Paulo, onde o evento foi realizado, em cerimônia simbólica ao Dia do Marinheiro.
Conforme Helena, a Marinha do Brasil tornou-se nos últimos três anos uma parceira da área científica, especialmente da SBPC. Ou seja, “é nossa” aliada desde 2010, quando foi realizada a 62ª Reunião Anual da SBPC, em Natal, sob o tema “Ciências do Mar: herança para o futuro”. Helena lembrou que, na ocasião, a Marinha do Brasil fez uma exposição na tradicional ExpoT&C, a maior mostra de ciência e tecnologia das Américas. 
Reconhecendo o mérito da Medalha, Helena disse estar no caminho certo. Isto é, de lutar por mais políticas científicas em prol do desenvolvimento nacional. Nesse caso, Helena lembrou de seus esforços para direcionar parte dos recursos do pré-sal para a Defesa do Brasil, além do destino da riqueza do petróleo extraído de águas profundas para ciência, tecnologia e inovação. “Vou continuar lutando.”
A Medalha Mérito Tamandaré foi concedida a 48 agraciados, no total, incluindo a presidente da SBPC. Dentre outros agraciados está José Moscogliatto Caricatti, superintendente da Fundação Conrado Wessel (FCW).
Mensagem da Presidência da República
Simbolizando o Dia do Marinheiro, a presidente Dilma Roussef encaminhou uma mensagem, lida na cerimônia pelo interlocutor  da Marinha do Brasil, reconhecendo a dedicação e o desempenho desse órgão. Destacou, por exemplo, o Programa Nuclear da Marinha que deve contribuir para uma “Força Naval cada vez mais moderna e bem preparada, com capacidade operativa compatível com a importância que nosso País tem hoje no cenário internacional.”
Dilma citou também os programas de Desenvolvimento de Submarino e o Antártico Brasileiro. Reconhecendo o esforço para a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz, a presidente afirmou que o país recuperará, em breve, sua estação de pesquisa na Antártida.  
“A Marinha vem cumprindo sua missão constitucional com profissionalismo e dedicação. Acompanhei, ao longo deste ano, os excelentes resultados alcançados por essa Força composta por abnegados profissionais, que se destacam diariamente no desempenho de suas atribuições.”
Mensagem do comandante da Marinha do Brasil
Em também mensagem lida pelo interlocutor da Marinha, o comandante Julio Soares de Moura Neto fez uma homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré (13 de dezembro de 1807 a 20 de março de 1897), patrono da Marinha do Brasil que entrou para o Livro dos Heróis da Pátria, criando assim o Dia do  Marinheiro. 
Ao reconhecer a contribuição de Marquês de Tamandaré na exploração marítima brasileira, disse que hoje cerca de 92% do petróleo e de 70% do gás natural produzidos no Brasil são extraídos de 764 poços marítimos. Enfatizou também que, em breve, será explorada a província do pré-sal. Destacou ainda o escoamento de mercadorias brasileiras pelo oceano. De acordo com ele, por meio “de nossas águas” foram transportadas em 2012 mercadorias no valor de US$ 442 bilhões, correspondentes a  cerca de 95% do comércio exterior brasileiro.
(Jornal da Ciência)