ICTIM se torna sócio institucional da SBPC

“Filiar-se à SBPC, a sociedade mais relevante da área com mais de 70 anos, é mais um passo no processo de valorização da ciência promovido pelo instituto”, afirma Celso Pansera, diretor-presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá

WhatsApp Image 2022-09-19 at 11.43.17O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) se junta ao rol de sócios institucionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Criado pela Lei 325, de 11 dezembro de 2019, o instituto é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá que tem como objetivo valorizar a área da ciência, tecnologia e inovação, promover estudos e iniciativas destinados à geração de conhecimento e inteligência em políticas de inovação para o setor produtivo do município de Maricá. Para tanto, a iniciativa se propõe a desenvolver políticas e programas para impulsionar o empreendedorismo inovador no município; criar e implementar programas de capacitação para empreendedores de negócios inovadores; além de promover iniciativas de estímulo ao desenvolvimento de negócios e tecnologias inovadoras.

“Filiar-se à SBPC, a sociedade mais relevante da área com mais de 70 anos, é mais um passo no processo de valorização da ciência promovido pelo instituto. Acreditamos que a ciência é algo fundamental para qualquer sociedade moderna e que os municípios podem ajudar na promoção e fortalecimento da área”, afirma Celso Pansera, diretor-presidente do ICTIM e ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (2015-16).

Com essa parceria, o Instituto pretende promover a participação de membros da SBPC em cursos e congressos científicos a serem realizados no Município de Maricá.

Segundo Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, os sócios institucionais têm consciência de que estão contribuindo com fatores importantes para desenvolver o Brasil, como ciência, educação, cultura, meio ambiente, saúde, inclusão social e tecnologia. “A adesão do ICTIM fortalece a SBPC e a luta da comunidade científica brasileira em prol de um País melhor. As duas instituições seguem aliadas neste combate”, comenta.

O presidente da SBPC também ressalta o papel relevante que Maricá tem desempenhado para o desenvolvimento da região. “É bom lembrar que o município de Maricá tem uma gestão positiva e inclusiva, já que é uma das poucas cidades no Brasil que oferece algumas linhas de transporte coletivo com tarifa zero, com ônibus híbridos e com energia limpa. O município recebe recursos oriundos dos royalties de petróleo do Estado do Rio de Janeiro e soube canalizar esse benefício para medidas de inclusão social e proteção ecológica, investindo em ciência.”

Janine Ribeiro afirma ainda que a adesão do ICTIM aumenta a cooperação da SBPC no âmbito municipal, o que é uma coisa rara, já que os Estados têm mais protagonismo na ciência por intermédio, muitas vezes, das Fundações de Amparo à Pesquisa, depois da União. “É importante que o município, como é o caso de Maricá, aposte também na ciência. Isso fortalece o setor.”

Além do ICTIM, são sócios institucionais da SBPC o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), o Complexo Pequeno Príncipe, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação Péter Murányi, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), a Microbiológica Química e Farmacêutica e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Vivian Costa – Jornal da Ciência