IEA-RP cria Cátedra Sérgio Henrique Ferreira

Presidente da SBPC por dois períodos, entre 1995 e 1999, e presidente de honra da entidade, Ferreira era cientista, médico, farmacologista, bastante conhecido internacionalmente por sua descoberta de medicamento de maior uso contra hipertensão, o Captopril. A cerimônia de posse do professor Mozart Neves Ramos como titular da Cátedra será nesta sexta-feira (14), às 14h30, na USP, em  Ribeirão Preto

Hoje, às 14h30, acontece a  cerimônia de posse do professor Mozart Neves Ramos como titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, coordenada pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte.

Com quatro anos de duração total, a Cátedra foca sua atuação inicial na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ribeirão Preto.

Sérgio Henrique Ferreira foi médico farmacologista e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Suas pesquisas possibilitaram o desenvolvimento de agentes anti-hipertensivos a partir de um peptídeo extraído do veneno da jararaca, resultando no medicamento Captopril. Por essa pesquisa, recebeu um prêmio pela American Health Association, em 1983. Foi também membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Presidiu a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) por dois períodos, entre 1995 e 1999, e depois se tornou presidente de honra da entidade.

 IEA USP