Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será a representante titular da SBPC no Comitê do Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência. E Claudia Linhares Sales, diretora da entidade e professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), será a suplente. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União do dia 23 de setembro.
Instituído pelo decreto 11.754/2023, o comitê funcionará como um órgão consultivo, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de auxiliar no detalhamento das ações do Programa Pop Ciência.
O Pop Ciência visa, entre outros pontos: a promover a alfabetização e o letramento científicos da sociedade brasileira; a cooperação, nacional e internacional, na temática da popularização da ciência e estimular ações de popularização da ciência que alcancem diversos grupos da sociedade para além da academia, em especial, a juventude e os trabalhadores.
Ildeu de Castro Moreira é conhecido por sua liderança inspiradora e compromisso com a promoção e defesa da ciência no Brasil. Foi presidente da SBPC por duas gestões, entre 2017 e 2021, conduzindo incansavelmente manifestações, propostas e ações em defesa da ciência, da vida, do meio-ambiente e da democracia em um dos períodos mais desafiadores do País, que juntou uma pandemia de coronavírus a um processo de desmonte de instituições e negação da ciência.
Além de sua atuação como professor do Instituto de Física da UFRJ, Moreira também leciona no Programa de Pós-graduação em História das Ciências, Ensino de Física e História da Física na UFRJ e no Programa de Mestrado em Divulgação Científica da Fiocruz. Atuando nas áreas de física, história da ciência e comunicação pública da ciência, foi editor científico da revista ‘Ciência Hoje’ durante vários anos. Também foi diretor do Departamento de Popularização da C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2004 a 2012). Por sua atuação marcante na comunicação pública da ciência recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq em 2013.
Secretária-geral da SBPC desde 2021, Claudia Linhares Sales já ocupou o cargo de diretora científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) em 2010-2011 e 2012-2014. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria dos Grafos e Algoritmos, atuando principalmente nos temas de coloração e decomposição de grafos. É membro do corpo permanente da Linha de Algoritmos do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação e colaborador da Linha de Combinatória do Programa de Pós-graduação da Matemática. Coordenou o Grupo de Interesse de Algoritmos e Teoria dos Grafos da Comissão Especial de Algoritmos, Combinatória e Otimização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entre 2015 e 2019. Participou de Comitês de Avaliação Trienal e Quadrienal da Capes. Foi secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Biênio 2017-2019. Foi membro do Comitê de Direitos Humanos da UFC (2018-2020). Foi membro do Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área de Ciência da Computação e conselheira do Museu Seara da Ciência da UFC. Atualmente é também conselheira do Museu Seara da Ciência da UFC.
Jornal da Ciência