JC impresso especial celebra os 70 anos da SBPC

Disponível online em PDF, a edição especial de dezembro do Jornal da Ciência impresso destaca os 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

capa-jc-70anosFoi no pós-guerra, quando todas as nações do planeta tomavam consciência da necessidade imprescindível de incentivar a ciência para promover o desenvolvimento social e econômico, que os pesquisadores Maurício Rocha e Silva, José Reis e Paulo Sawaya fundaram, em 8 de julho de 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A SBPC foi criada também com a preocupação de estimular a função social da ciência, como lembrou um dos fundadores, José Reis: “Quando a fundamos, Maurício Rocha e Silva, Paulo Sawaya, Gastão Rosenfeld e eu, discutimos muito essa questão e decidimos incluir entre as funções da SBPC a necessidade de criar ou difundir essa consciência social entre os cientistas brasileiros”.

Desde então, ela exerce um importante papel fundamental na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

A SBPC tem trabalhado em prol do País em todos os momentos, principalmente nos difíceis. Na ditadura, por exemplo, a entidade cumpriu um papel fundamental em defesa da democracia e manifestando-se contra perseguições a professores, pesquisadores e estudantes e as interferências nos sistemas educacional e científico, que pudessem ferir a autonomia das universidades e a liberdade de pensamento.

Desde o fim da ditadura, em 1985, o Brasil ganhou outros ares, mas muitas entidades, entre elas a SBPC, ainda lutam para construir, ampliar e consolidar a democracia, e não permitir que um regime de exceção, censura e cerceamento às liberdades volte a se instalar no País. A SBPC certamente sempre estará nesta luta, pois a educação e a ciência só podem realizar adequadamente suas funções sociais em um ambiente social e político de plenas liberdades democráticas.

A SBPC contribuiu fortemente para a institucionalização da ciência e para a formulação de uma política científica nacional. Na Constituinte de 1986, ela teve atuação destacada na afirmação da responsabilidade do Estado em promover o desenvolvimento científico e tecnológico, em defesa do território nacional e da proteção ao meio ambiente, em prol da cidadania, dos direitos das populações indígenas e do direito de todos à saúde e à educação.

Mesmo sediada em São Paulo, a SBPC está presente em todo o País por meio de suas Secretarias Regionais e da realização de suas famosas Reunião Anuais e Regionais, que já ocorreram em quase todos os estados brasileiros. Conta com 142 sociedades científicas afiliadas e mais de 5 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros que apoiam e legitimam sua luta em defesa da educação e do avanço científico e tecnológico do Brasil.

Um pouco desta história resgatamos nesta edição. A SBPC celebra seus 70 anos em um momento difícil para o País e para as áreas de CT&I e educação, em particular. Coerente com a sua tradição, neste ano de comemoração a entidade continua a atuar de forma persistente em defesa da democracia e de políticas públicas adequadas, realizando com uma série de eventos e ações que abordam os desafios atuais do País.

Afinal, somos uma sociedade cuja marca histórica de sua trajetória é a luta pelo futuro do Brasil e por seu desenvolvimento sustentável.

Boa leitura.

Acesse a edição especial do Jornal da Ciência aqui.