Jornal da Ciência publica edição especial sobre o Centenário do Eclipse de Sobral

O eclipse solar de 1919, observado em Sobral, contribuiu para que Albert Einstein se tornasse um dos cientistas mais famosos do mundo e para a consolidação da Teoria da Relatividade Geral. E essa história, que tem tudo a ver com o Brasil, é contada na nova edição impressa do Jornal da Ciência

Confira o Editorial da edição 784 do Jornal da Ciência:

Cem anos da observação do eclipse que revolucionou a ciência

projeto_JC_784_2.indd

Neste ano está sendo comemorado, em todo o mundo, o centenário das observações astronômicas realizadas durante o eclipse solar de 29 de maio de 1919. As medidas da deflexão da luz das estrelas na borda do Sol, delas decorrentes, constituíram uma prova fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Essa teoria alterou profundamente a nossa visão sobre o Universo, sua estrutura e funcionamento. Ela suplantou a teoria gravitacional que Isaac Newton havia formulado dois séculos antes. E as observações decisivas foram feitas por astrônomos britânicos em Sobral (CE), aqui no Brasil.

O ano em que se comemora o centenário deste eclipse solar é um momento propício para o Brasil resgatar sua participação nessa importante página da história da ciência mundial. A SBPC, a Prefeitura Municipal de Sobral e o Governo do Ceará, com apoio do CNPq e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, estão promovendo muitas atividades comemorativas desde maio de 2018, com o lançamento do Ano Municipal da Ciência em Sobral. Diversas outras entidades científicas nacionais e instituições de ensino e pesquisa, muitas delas de Sobral e do Ceará, se somaram a estas iniciativas e são parceiras delas.

Em março, entre os dias 27 e 30, a SBPC realizou sua Reunião Regional no Centro de Convenções de Sobral, com uma programação dedicada à efeméride. Nesta edição, contamos um pouco sobre o evento, que teve início com o seminário “Sob o Sol de Sobral: uma janela para o cosmos”, organizado em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira. Foi um dia dedicado a discussões sobre o centenário do eclipse e sua importância para a física e a astronomia, até as descobertas mais recentes, como as observações dos buracos negros e as detecções de ondas gravitacionais. A Reunião Regional se encerrou com a apresentação de um manifesto em defesa da educação, da ciência e da democracia, a “Carta de Sobral”, que reproduzimos na íntegra nesta edição. O documento foi produzido com apoio de pesquisadores, professores, estudantes, Prefeitura e instituições públicas do município, e subscrito por mais de trinta sociedades científicas associadas à SBPC.

As celebrações do Eclipse de Sobral terão seu auge no final de maio de 2019, com o epicentro no dia 29, com uma programação que envolve uma articulação internacional de eventos. Entre as atrações desse dia, uma mini-ópera sobre o eclipse, dentro do projeto Global Science Opera 2019, foi criada e será executada por estudantes do Brasil (Sobral e Campos dos Goytacazes), Portugal e Ilha do Príncipe. Também será inaugurada a exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”, no Congresso Nacional, em exibição de 13 de maio a 15 de junho, e uma exposição itinerante sobre o eclipse de 1919 percorrerá várias cidades do Ceará e do Brasil. Lançamos ainda um vídeo sobre o eclipse de Sobral em nossas redes sociais, voltado ao público jovem.

A emissão de um selo comemorativo do centenário do eclipse de 1919, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, também fará justiça a este evento de enorme importância para a ciência e para a humanidade.

O eclipse solar de 1919, observado em terras brasileiras, em Sobral, contribuiu para que Einstein se tornasse um cientista muito conhecido e para a consolidação da Teoria da Relatividade Geral, a teoria que é atualmente aceita pela ciência para a descrição do Universo e do movimento dos astros. E essa história que tem tudo a ver com o Brasil, é contada nesta edição do Jornal da Ciência. Boa leitura!

Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC

Leia aqui a edição completa do Jornal da Ciência