Maquiavel, a Democracia e o Brasil

Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra e a Associação Portugal Brasil (APBRA) realizam palestra com o filósofo, professor-titular da USP e presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, nesta sexta-feira, 22 de setembro

whatsapp-image-2023-09-19-at-17-49-21O Instituto de Estudos Filosóficos (IEF/UC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Associação Portugal Brasil (APBRA) realizam a palestra “Maquiavel, a Democracia e o Brasil”, com o filósofo, professor-titular da USP e presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro. O evento será nesta sexta-feira, 22 de setembro, em Coimbra, Portugal.

Janine Ribeiro falará sobre seu livro, de mesmo nome do evento. A obra apresenta, a partir de referências históricas e atuais da ciência política e das artes trágicas, um panorama sobre como pensar a ação política. Quando se une o pensamento de Maquiavel ao contexto brasileiro, mergulha-se num profundo debate sobre ética, poder e estratégias políticas. Maquiavel, em “O Príncipe”, delineou preceitos que ensinavam como um líder deveria agir para conquistar e manter o poder, independentemente dos meios utilizados. No Brasil, uma nação marcada por sua história complexa e cenário político multifacetado, as reflexões maquiavélicas ganham contornos singulares.

O realismo político de Maquiavel, por exemplo, ressoa em diversas decisões tomadas ao longo da história brasileira. Líderes, em diferentes momentos, priorizaram a manutenção do poder ou a busca por um suposto “bem maior”, por vezes sacrificando princípios éticos ou valores democráticos. As controvérsias e dilemas éticos presentes no cenário político brasileiro podem ser analisados sob essa ótica maquiavélica, levantando questões sobre até que ponto a busca pelo poder ou pelo bem-estar coletivo pode justificar ações moralmente questionáveis.

Além disso, ao observar a dinâmica política brasileira, percebe-se que a astúcia, a diplomacia e a capacidade de negociar e formar alianças são habilidades valorizadas e, muitas vezes, necessárias para a sobrevivência política. Estas são características que Maquiavel, em suas obras, destacou como essenciais para um governante eficaz.

As lições de Maquiavel, escritas há séculos, ainda se mostram pertinentes para entender e avaliar o jogo político brasileiro, lançando luz sobre os desafios e as complexidades da governança em uma democracia moderna. Renato Janine Ribeiro é um renomado intelectual brasileiro, com uma trajetória marcada por contribuições significativas na academia e na gestão pública. É professor-titular da Universidade de São Paulo (USP), ex-ministro da Educação do Brasil (2015) e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Moderação e comentários de Marcela Uchôa (IEF – FLUC) e Luciano Teixeira (UECE – IEF).

Serviço:

Maquiavel, a Democracia e o Brasil.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

16h30 às 17h45 horário de Portugal (das 12h30 às 13h45 no horário de Brasília)

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Anfiteatro III. 4º PISO

Largo Porta Férrea Coimbra, Coimbra, 3000-370Portugal

Assista ao vivo aqui.

Jornal da Ciência, com informações da Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA)