Médicos, cientistas e enfermeiros dizem que fala de Bolsonaro é “criminosa”

Matéria informa que a SBPC está entre as entidades que também se manifestaram

Ao menos 11 entidades médicas, científicas e de enfermagem reagiram negativamente hoje ao pronunciamento de ontem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que defendeu ontem à noite retomar atividades escolares e comércios, apesar da pandemia do novo coronavírus e contrariando recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do próprio Ministério da Saúde.

Uma nota assinada por sete associações chama as falas do presidente de “incoerente e criminosa”, cita um artigo do Código Penal Brasileiro que Bolsonaro teria violado e classifia de “discurso da morte” os pedidos presidenciais.

“O sr. Jair Bolsonaro nega o conjunto de evidências científicas que vem pautando o combate à pandemia do covid-19 em todo o mundo, desvalorizando o trabalho sério e dedicado de toda uma rede nacional e mundial de cientistas e desenvolvedores de tecnologias em saúde”  – Nota conjunta assinada por sete entidades de saúde

O comunicado aponta também ainda possível crime cometido pelo presidente, a “infração de medida sanitária preventiva” que consta no Código Penal Brasileiro.

Veja o texto na íntegra: UOL