“Meninas na ciência”: novo vídeo da série #SomosTodosCiência da SBPC está no ar!

Toda cientista já foi uma menina com grandes sonhos

A SBPC lança nesta segunda-feira, 17 de junho, o vídeo “Meninas na Ciência”, o segundo da série #SomosTodosCiencia. Gravado com participantes da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) deste ano, jovens estudantes do Ensino Médio contam no vídeo como veem esse fantástico mundo da ciência, suas expectativas para se tornarem cientistas e deixam bem claro que a ciência é para todos. O projeto é divulgado na TV SBPC, no YouTube.

Nos últimos 15 anos, são notórios os esforços feitos em todo o mundo para inspirar e envolver mulheres e meninas na ciência. Dados do relatório Gender in the Global Research Landscape, editado pela Elsevier em 2017, mostra que no Brasil 49% dos pesquisadores são mulheres, o que o torna particularmente notável na paridade de gênero entre cientistas. Porém, a realidade global mostra o quanto as meninas estão fora da participação plena do mundo da ciência. Segundo dados da Unesco (2014 – 2016), menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres. E quanto mais se sobe na carreira científica, maior essa disparidade.

A SBPC, ao longo de seus 70 anos de trabalho pela ciência e pelos cientistas brasileiros, tem se destacado por várias ações voltadas para meninas e meninos na ciência. Desde sua fundação em 1948, teve 15 presidentes, três deles mulheres. Na atual diretoria da SBPC, 56% dos membros são mulheres. Neste ano, a entidade criou o “Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher”, em duas categorias, uma voltada para cientistas seniores e uma voltada para meninas que almejam se tornar cientistas. Em breve, a chamada para a primeira edição do prêmio será lançada.  A SBPC luta para que a ciência seja um lugar para todos.

O vídeo está disponível no canal do YouTube da SBPC e pode ser compartilhado por todos.

Assista ao vídeo aqui e compartilhe!

Jornal da Ciência