Mini Reunião Anual Virtual da SBPC atrai milhares de internautas

O evento que se encerra hoje contou com 28 atividades, sendo 17 WEBMinicursos, cinco conferências e seis painéis que discutiram a covid-19, as perspectivas do pós-pandemia, além de questões sobre educação, meio ambiente e investimentos em ciência e tecnologia

A Mini Reunião Anual Virtual da SBPC, que começou no dia 12 de julho e se encerra hoje (24), foi marcada pela participação expressiva de internautas, de todas as idades e regiões. O sucesso foi tão grande, que a Diretoria da SBPC já pensa em estender o evento ao longo do segundo semestre, inclusive com novos WEBMinicursos. O evento contou com 28 atividades, sendo 17 minicursos online, cinco conferências e seis painéis, que discutiram a covid-19, as perspectivas do pós-pandemia, além de questões sobre o meio ambiente, educação e investimentos em ciência e tecnologia.

O evento é uma versão online e reduzida de sua 72ª Reunião Anual, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, ainda com nova data a definir. A SBPC organizou atividades  virtuais para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira em que tradicionalmente aconteceria o encontro.

“Tivemos um resultado muito positivo com a realização da Mini Reunião. Estamos aprendendo. Vendo qual o melhor horário, a duração das atividades, a estrutura dos eventos virtuais, os assuntos mais mobilizadores etc. Mas foi uma iniciativa essencial para marcar a realização de nossas Reuniões Anuais que acontecem há mais de sete décadas em julho. O resultado foi muito bom, e agora nos coloca a responsabilidade de continuarmos com eventos desse tipo e atingir muita gente pelos meios virtuais”, comenta Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC.

Durante a programação científica, realizada de 13 a 17 de julho, o canal da SBPC no YouTube registrou um alcance total de mais de 380 mil usuários, com mais de 17 mil espectadores únicos. Só as atividades da programação científica (conferências e painéis) somaram mais de 21 mil visualizações e alcançaram mais de 190 mil contas. Como resultado, o canal obteve mais de 2,6 mil novos inscritos no canal. “Tão importante quanto as visualizações, o evento foi muito bom porque contou com atividades com muita qualidade e diversidade de análises, uma característica marcante das reuniões da SBPC. Tivemos debates interessantes que trouxeram coisas novas em relação à ciência, educação, tecnologia, à pandemia e à situação geral do País”, afirma Moreira.

O presidente da SBPC também ressaltou a colaboração dos vários pesquisadores que se prontificaram a participar das conferências e painéis com seus conhecimentos. “Tivemos apresentações muito significativas e estimulantes. A abertura, por exemplo, foi muito emocionante com a participação do físico e cientista Sergio Mascarenhas no auge de seus 92 anos de juventude, que falou sobre esperança aos jovens.”

Devido ao sucesso desta primeira Mini Reunião Anual Virtual, a entidade já pensa em ampliar o evento ao longo do semestre. “Chamamos de mini porque o evento não teve a amplitude da Reunião presencial. Mas conseguimos atingir milhares de pessoas, inclusive de outros países, como Portugal e Estados Unidos. Claro que um evento virtual a gente perde o calor humano do contato direto, o movimento dos jovens, os encontros olhos nos olhos, os abraços. Mas, logo que essa situação passar, vamos voltar a realizar os presenciais”, diz Moreira.

Segundo ele, a SBPC busca agora, neste contexto de isolamento social, descobrir maneiras de ampliar o envolvimento com os mais jovens nas atividades virtuais e trazer ao ambiente digital um pouco da experiência que se tem nas Reuniões Anuais presenciais, que contam com atividades interativas, como a SBPC Jovem, que atrai milhares de crianças todos os anos. A Diretoria da entidade também está refletindo sobre como realizar outras atividades que compõem as edições presenciais das Reuniões, como a SBPC AfroIndígena e a SBPC Educação.

Moreira diz ainda que essa experiência de evento online mostra a relevância da SBPC e o interesse das pessoas pela ciência. E é uma tendência que a SBPC adotará, mesmo nas edições presenciais, para ampliar cada vez mais a possibilidade de alcance para o público. “Nas últimas edições já realizávamos transmissões de algumas atividades pela internet, mas as pessoas não estavam tão familiarizadas com a SBPC em plataformas virtuais quanto agora”, comenta.

Outra atividade que também deve passar a fazer parte da programação permanente das Reuniões Anuais são os WEBMinicursos. “Tivemos uma boa procura. E os minicursos, que na edição presencial fazíamos para cerca de 30 e 40 pessoas, conseguimos multiplicar estes números e atingimos muito mais pessoas. Claro que há limitações impostas por se estar em um espaço virtual, por exemplo para a realização de atividades experimentais em laboratórios, mas vamos incorporar este novo espaço virtual que estamos conquistando nas atividades futuras, mesmo quando pudermos voltar a realizar atividades presenciais”, afirma Moreira.

Paulo Hofmann, secretário-geral da SBPC, explica que, inicialmente, a entidade ofereceu 100 vagas em cada um dos 17 minicursos online propostos, porém a procura levou a um aumento de quase 350 vagas, atingindo um total de 2.048 matrículas. “O formato dos WEBminicursos previa 6h/aula gravadas e disponibilizadas aos inscritos para acesso em 10 dias. Desta forma, cada inscrito pode se organizar da melhor forma dentro de seus horários. Nesta última semana, foram agendadas aulas online ao vivo, de 2h, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas juntamente aos professores”, explica.

Hofmann, que é também coordenador do evento, avalia que esta primeira Mini Reunião Anual Virtual da SBPC foi um sucesso. “A SBPC sempre tem protagonizado eventos de alto nível. Apesar de ter sido uma experiência completamente nova, tínhamos a expectativa de que o resultado seria, mais uma vez, muito bom. E foi o que aconteceu”, diz.

Segundo o cientista, a participação do público nas diversas atividades foi muito semelhante aos alcançados nas reuniões presencias. “As atividades somaram mais de 21.000 visualizações no YouTube, com destaque à Sessão de Abertura e ao painel “A Educação nos Novos Tempos”, que tiveram mais de 4.000 visualizações cada uma. Além disso, os WEBminicursos tiveram uma alta procura por parte da população. Certamente, a qualidade das atividades, os temas abordados e o nível dos conferencistas, painelistas e ministrantes dos cursos influenciaram para alcançarmos os resultados obtidos. Algo que nos chamou a atenção foi a faixa etária do público que, segundo o YouTube, variou entre 13 e maiores de 65 anos, assim distribuídos: 35 a 44 anos (23,7%); 45 a 54 anos (21,8%); 25 a 34 anos (20,1%); 55 a 64 anos (16,3%); maiores de 65 anos (10,9%); 18-24 anos (6,8%)”, comenta.

Todos os painéis e conferências Mini Reunião Anual estão disponíveis em uma playlist no canal da SBPC no YouTube. Acesse aqui.

Vivian Costa – Jornal da Ciência