“Mini Reunião Anual Virtual da SBPC” oferece WEBMinicursos com temas diversos

Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de julho. O evento será realizado de 12 a 24 de julho, com transmissão pelas redes sociais da SBPC

whatsapp-image-2020-06-18-at-12-53-46A “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC” está chegando. O evento digital será realizado de 12 a 24 de julho e contará com 18 WEBMinicursos com assuntos de diversas áreas do conhecimento. As inscrições para os minicursos online estão abertas até 8 de julho, mas o número de vagas é limitado.

A programação conta para atividades como, por exemplo, “Corpo, cultura de movimento e jogos indígenas nas aulas de educação física”, “Análise computacional da linguagem”, “Metrologia e desenvolvimento sustentável, agenda 2030 ODS (ONU)”, “Plastinação: ensino, pesquisa e extensão”, “Vírus gigantes: expandindo os limites da virosfesra” e “Aplicações da energia nuclear na saúde”. A lista completa dos minicursos online está disponível neste link.

Os minicursos online contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 8 a 19 de julho, e a última ao vivo, pelo Zoom, será realizada em data específica, na semana de 20 a 24 de julho. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas até o dia 19 de julho e à aula ao vivo.

A Mini Reunião Anual Virtual é uma versão online e reduzida de sua 72ª Reunião Anual, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, ainda com nova data a definir. Mas, para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira em que tradicionalmente aconteceria o encontro, a SBPC organiza, entre os dias 12 e 24 de julho, uma série de atividades virtuais, como conferências e painéis, que serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube da SBPC e compartilhados na página do Facebook da entidade (@SBPCnet), além dos WEBMinicursos.

Destaques da programação

A sessão de abertura da “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC” será no dia 12 de julho, às 18h30. Já as conferências e painéis ocorrerão entre os dias 13 e 17 de julho.

Entre os destaques das conferências, estão “A pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS”, proferida pelo médico Dráuzio Varella, a reflexão sobre “As mudanças climáticas e o planeta”, por Paulo Artaxo, e uma apresentação sobre “A educação nos novos tempos”, cujo conferencista será o filósofo Renato Janine Ribeiro.

Os painéis também trazem discussões importantes sobre o momento social e político do País, como “A situação da CT&I no Brasil”, que será coordenado pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e contará com a participação de Pedro Wongtschowski (MEI), o deputado Alessandro Molon (CD), Sergio Machado Rezende (UFPE) e Fábio Guedes Gomes (Fapeal). Também será debatido o tema “O Brasil pós-pandemia”, em sessão coordenada por Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, e que contará com referências da área da saúde, como César Gomes Victora (UFPel), e da sociologia e ciência política, como Maria Hermínia Tavares de Almeida (USP), entre os participantes.

Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/mini-ravirtual/. Participe!

Jornal da Ciência