Minicursos presenciais retornam à programação da Reunião Anual da SBPC

Em sua 76ª edição, maior evento científico da América Latina, que neste ano será realizado na UFPA, em Belém, oferecerá ao público 46 minicursos, além de 32 webminicursos. As inscrições abriram hoje!

Cartaz-SBPC-VERSÃO-12-04-2024-768x1137A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem o prazer de anunciar a retomada dos minicursos presenciais nesta 76ª edição da sua Reunião Anual. Serão oferecidos 46 minicursos no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de 32 webminicursos que serão disponibilizados online para quem estiver distante. Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o evento será realizado de 7 a 13 de julho, em Belém (PA).

No total, serão realizados 78 minicursos, abrangendo diversas áreas do conhecimento. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira, 3 de junho.

Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, comenta que a pandemia interrompeu muitas atividades importantes e ao mesmo tempo fez com que as pessoas e instituições se reinventassem. “A SBPC não ficou parada, inovou e, gradativamente, foi retomando as atividades presenciais em seu principal evento. Após um intervalo de quatro anos, chegou a hora dos minicursos retornarem à programação da Reunião Anual.”

No primeiro ano de pandemia, a 71ª edição foi desmembrada e realizada de forma totalmente virtual. O evento voltou a ser presencial em sua 74ª edição, na Universidade de Brasília (UnB). “No ano passado, na 75ª edição, realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), tivemos o retorno da Sessão de Pôsteres de forma presencial, sem abandonarmos a opção virtual. E neste ano chegou a vez dos minicursos”, conta.

A diretora da SBPC ressalta que a entidade não deixará de oferecer as atividades online criadas durante a pandemia, pelo contrário, elas seguirão incorporadas à programação da Reunião Anual. “Essa é uma maneira de manter conectado aquele público que não terá a oportunidade de participar presencialmente do evento em Belém”, ressalta.

Este retorno será desafiador para a SBPC, conforme conta Sales. Isso se deve ao grande número de cursos ofertados e que contarão com professores de diversas instituições de todo o País. Os minicursos sempre foram muito procurados durante as Reuniões Anuais da SBPC, porque além de proporcionar uma ampliação de um conhecimento, eles também proporcionam o primeiro contato com diversos assuntos. “Os minicursos são atividades importantes para promover a transmissão do conhecimento. Eles são ferramentas muito eficientes de divulgação e popularização da ciência”, afirma.

Nesta edição, quem optar pelo minicurso presencial poderá cursar apenas um, pois todos ocorrerão simultaneamente, das 8h às 09h30, nos dias  9, 10, 11 e 12 de julho, no campus Guamá da UFPA. Os minicursos presenciais terão carga horária de 6 horas e, para receber o certificado, será preciso ter, pelo menos, 75% de presença nas aulas.

Os webminicursos terão uma carga horária variável entre 4 e 6 horas de aulas gravadas, mas elas podem ser assistidas de 3 de junho a 30 de julho. E os interessados podem se inscrever em até cinco atividades, se houver vagas disponíveis.

As matrículas para ambas as modalidades poderão ser realizadas entre 3 de junho e 07 de julho no site da 76ª Reunião Anual da SBPC (https://ra.sbpcnet.org.br/76RA), onde também constam as normas, a ficha de inscrição para o evento e mais informações.

A taxa de matrícula é R$ 15,00 para sócios quites da SBPC e R$ 30,00 para não sócios. Quem optar por matricular-se em mais de uma opção nos webminicursos (e no máximo cinco) obterá desconto no valor total.
Veja abaixo a lista dos MINICURSOS PRESENCIAIS: 

A constituição do pesquisador narrativo para a educação em ciências na Amazônia

Análise de índices da plataforma adaptabrasil para gestão do setor saúde frente às mudanças climáticas

Anatomia do Breaking: poéticas e estratégias metodológicas para o ensino da dança

Como crescer nas redes sociais falando de ciência

Como registrar e manter línguas e culturas indígenas através de gravações de áudio e vídeo usando o modelo enciclopédia digital

Compreendendo o patrimônio cultural da saúde de Belém/PA

Computação na educação básica

Construção de materiais neuropsicopedagógico para crianças com TEA

Curadoria e conservação de material zoológico para coleções didático-científicas na Amazônia

Debates afrocentrados para a construção de políticas públicas educativas e práticas pedagógicas de combate ao racismo

Descolonização dos produtos derivados do cacau

Educação em saúde: das bases conceituais ao planejamento educativo

Educação escolar indígena: (des)caminhos, direitos e possibilidades nas Amazônias

Entre lutas e feminismos: o protagonismo das mulheres na proteção dos territórios das Amazônias

Estuários e tidal rivers da zona costeira amazônica: geomorfologia e dinâmica sedimentar

Etnografia e história oral em comunidades amazônicas

Evolução humana: origens, trajetória biocultural e história profunda na Amazônia

Explorando o sistema aquífero Amazônia (saga) na educação: desenvolvendo consciência ambiental e práticas sustentáveis na formação de professores

Fazendo ciência na floresta: populações indígenas na formação dos professores

Genética forense de pescado amazônico

Geotecnologia e desastres naturais: análise e mapeamento

Inovação em bioeconomia na Amazônia

Insetos forenses: a biodiversidade a favor da lei

Inteligência artificial para a predição e controle de epidemias

Macrobrachium rosenbergii (camarão gigante-da-malásia): um gigante também na invasão de águas amazônicas

Matemática acessível e justiça social: potencialidades da audiodescrição e dos materiais manipulativos

Metodologias ativas e o cérebro aprendiz

Monitoramento ambiental territorial independente da volta grande do xingu: importância da pesquisa colaborativa na defesa da partilha e dos usos múltiplos da água no contexto do sistema de operação da usina hidrelétrica de Belo Monte

Morosidade estatal ante o direito fundamental à titulação quilombola

Mudanças climáticas e a necessidade de cidades resilientes

Museus e mapas na descrição etnográfica: os centros de ciências e saberes

Nova cartografia social e trabalho de campo

O universo extremo

Objetivos de desenvolvimento sustentável no brasil e produção audiovisual

Peixes comercializados na Amazônia costeira: reconhecendo os principais grupos

Percepção corporal a partir do método Gyrokinesis®

Pesquisa perfil-opinião em museus: dados quantitativos para visitas de qualidade

Plantas da Amazônia costeira

Popularização da ciência e jornalismo socioambiental na Amazônia, com foco na produção e distribuição de conteúdo sonoro

Povos indígenas brasileiros: suas línguas, culturas, cosmologias e vivências na Amazônia

Povos indígenas e o direito à consulta livre, prévia e informada

Povos indígenas, história e meio ambiente na Amazônia

Uma incursão à história social da língua geral no período colonial por meio de fontes documentais

Urbanismo dos povos da floresta – a perspectiva das espacialidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas

Urbanismo, paisagismo e percepção sensorial: lições de convivência e sustentabilidade a partir do entorno do rio Sapucajuba no campus de saúde da UFPA

Utilização de óleo de cozinha residual, cascas de frutas e sementes na produção de sabão

 

Veja abaixo a lista dos WEBMINICURSOS:

A inclusão da epilepsia no contexto amazônico

Abordagem multinível na análise comparada da adesão à democracia na américa latina

Bases e análise de dados para políticas públicas

Bioacústica e suas aplicações para estudos da biodiversidade

Ciência aberta, inteligência artificial: o que muda e o que não muda na redação do artigo científico

Compreendendo e estimando a poluição luminosa por meio da escala de Bortle e do Stellarium

Comunicação audiovisual: usando as redes sociais como ferramentas para o engajamento sustentável e inclusivo

Cultivo do camarão-da-Amazônia macrobrachium amazonicum: potencial de desenvolvimento da carcinicultura na Amazônia

Desenvolvimento de fármacos a partir do tesouro verde da caatinga e do cerrado

Direito do consumidor e segurança digital

Enem e química: matriz de referência e microdados como instrumentos potencializadores do ensino

Estado laico na prática: direito, saúde e educação

Experiências de patrimonialização na Amazônia

Experimentos de demonstrações para o ensino de ciências

Inclusão de pessoas autistas no contexto educacional da Amazônia

Inovações em ciências sociais na educação escolar: os nexos contemporâneos entre formação docente e prática de ensino

Introdução a arte rupestre brasileira

Morfologia urbana das cidades amazônicas

Museus indígenas virtuais: educação na Amazônia e memória ancestral nas telas

O clube de ciências da UFPA e o ensino de ciências por/com pesquisa e gêneros textuais na educação básica: aspectos teóricos e práticos

O ensino de astronomia em ciências com o uso do Stellarium

O papel das governanças locais de povos tradicionais da Amazônia paraense no período da pandemia da covid-19

O pensamento social de Lélia Gonzalez e o ensino de sociologia

Pedagogias feministas no trato com as práticas corporais e esportivas: combatendo estereótipos nocivos de gênero

Por outros modelos de formação: a curricularização da extensão universitária e a construção de universidades democráticas

Práticas educativas em espaços não formais

Redesenho da paisagem rural: sistemas agroflorestais como alternativa para a readequação ambiental

Regionalização do saneamento: desafios à universalização e a agenda 2030 da ONU (ODS6)

Relações homem-natureza

Saneamento, sustentabilidade, inclusão social e promoção da saúde: uma combinação necessária na Amazônia

Software QGIS: introdução e aplicações

Turismo sustentável e mudanças climáticas na Amazônia

 

Programe-se e participe!

Para mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

 

Vivian Costa – Jornal da Ciência