Ministério da Saúde volta a publicar dados completos da pandemia após determinação do STF

Ministro Alexandre de Moraes afirmou que a Constituição estabeleceu que a publicidade das informações é de absoluta prioridade na administração pública

A divulgação oficial de informações sobre o novo coronavírus no Brasil pelo governo federal sofreu mais uma guinada, nesta terça-feira (9). Desta vez, por ordem da Justiça. O Ministério da Saúde cumpriu a determinação desta segunda (8) à noite, do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, para que retomasse a publicação dos dados completos da pandemia.

O ministro ordenou que o governo volte a incluir na divulgação os casos notificados nas últimas 24 horas, como vinha ocorrendo até a quinta-feira da semana passada (4). Alexandre de Moraes afirmou que a Constituição estabeleceu que a publicidade das informações é de absoluta prioridade na administração pública.

A decisão do ministro foi em resposta a um pedido dos partidos Rede Sustentabilidade, PCdoB e PSOL, que reagiram ao anúncio do governo de mudança na forma de divulgar os dados da Covid.

No domingo (7), o Ministério da S aúde disse que lançaria uma nova plataforma de dados sobre a doença e passaria só a informar os números de infectados e de mortes pela data em que ocorreram, e não mais pela data em que foram registrados, como é feito no mundo inteiro.

Nesta segunda-feira (8), os técnicos do ministério confirmaram essa decisão e não deixaram claro se no site da pasta estariam as duas informações – os óbitos por data de ocorrência e o número de mortes registradas no dia. No fim da noite desta segunda, assessores do ministério afirmaram que, na nova plataforma, será possível consultar os dados sobre mortes das duas formas.

Veja o texto na íntegra: Jornal Nacional/G1