Nota de pesar, agradecimento e aplausos da SBPC para Sérgio Mascarenhas

“Sérgio, um ser humano fantástico, um educador incansável, um cidadão brasileiro íntegro e atuante politicamente, um cientista absolutamente brilhante e criativo, nos fará muita falta”

whatsapp-image-2021-06-01-at-14-31-58Com muita tristeza comunicamos o falecimento, no dia 31/05/2021, de Sérgio Mascarenhas de Oliveira (1928-2021), Presidente de Honra da SBPC, grande cientista e humanista. Sérgio pesquisou e atuou intensamente em muitos campos da ciência, e lutou durante décadas pela ciência brasileira, sempre com enorme energia e dedicação.  Com sua mente extremamente inquieta e inovadora e suas atitudes sempre generosas, foi um grande inspirador e estimulador de jovens, contribuindo para o surgimento de várias gerações de cientistas brasileiros.

Sérgio teve participação decisiva na criação do Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde criou o curso de Engenharia de Materiais, o primeiro na América Latina, e da Embrapa Instrumentação. Criou, participou e inspirou inúmeras iniciativas pela educação, pela ciência e pela inovação no Brasil e no exterior.

Para Sérgio, a ciência e a tecnologia são instrumentos essenciais para o desenvolvimento humano em todos os seus aspectos. Escorado em sua admiração por Anísio Teixeira, sempre se referia à educação e à ciência como fatores essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, para a consolidação da democracia e para um Brasil mais justo. Preocupava-se, em especial, com a necessidade de se reduzirem nossas imensas desigualdades sociais e econômicas. Além de sua brilhante carreira acadêmica em universidades brasileiras, recebeu os títulos de doutor honoris causa e de professor emérito de muitas delas. Foi também professor visitante de algumas das mais importantes universidades do mundo, tendo recebido muitos prêmios científicos no exterior e as mais altas premiações científicas do País.

Sérgio, um ser humano fantástico, um educador incansável, um cidadão brasileiro íntegro e atuante politicamente, um cientista absolutamente brilhante e criativo, nos fará muita falta.

Toda a SBPC, para a qual Sérgio deu enorme contribuição, envia, muito entristecida, condolências e sentimentos carinhosos à família de Sérgio.

Adeus, Sérgio! Você estará permanentemente na nossa lembrança e em nossa saudade. Nossos aplausos intensos e nosso MUITO OBRIGADO por tudo o que  proporcionou a nós, à ciência brasileira e ao país. Que, inspirados em você e no seu legado, muitos jovens enveredem pelas trilhas que abriu.

 

Diretoria da SBPC

 
Veja também: Depoimento de Sergio Mascarenhas na 70ª Reunião Anual da SBPC, em 2018