Tags:

Morre Darcy Fontoura, presidente de honra da SBPC

O geneticista Darcy Fontoura de Almeida, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), morreu nesta madrugada no Rio de Janeiro. A SBPC, na qual Almeida foi membro da diretoria entre o período de 1979 a 1983, lamenta profundamente a perda deste grande cientista, um exemplo impar de ética e luta pela ciência e equidade. Nascido no Rio de Janeiro em 1930, é graduado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1954, e pós-graduado pelo Hospital Hammersmith, em Londres.
O geneticista Darcy Fontoura de Almeida, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), morreu nesta madrugada no Rio de Janeiro. A SBPC, na qual Darcy foi membro da diretoria entre o período de 1979 a 1983, lamenta profundamente a perda deste grande cientista, um exemplo impar de ética e luta pela ciência e equidade. 
 
Nascido no Rio de Janeiro em 1930, é graduado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1954, e pós-graduado pelo Hospital Hammersmith, em Londres. Um dos precursores da genética de microrganismos no país, sua trajetória acadêmica confunde-se com a do Instituto de Biofísica da UFRJ, onde iniciou sua carreira ainda em 1950, com um estágio de iniciação científica. 
Darcy foi consultor científico da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Paris, além de atuar em diversas instituições como a  Sociedade Brasileira de Genética, a SBPC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Agência Brasileira da Inovação (Finep).
Em sua trajetória, pesquisa científica e divulgação da ciência sempre correram paralelamente. Aproximou-se da SBPC justamente pela vocação de tornar seu trabalho acessível ao grande público. Sempre envolvido com a divulgação científica, foi um dos fundadores da revista Ciência Hoje e do Jornal da Ciência. 
 
(SBPC)