Novo vídeo da série #SomosTodosCiência homenageia a Amazônia Azul

A produção lançada pela SBPC em seu canal no YouTube destaca, de forma didática,  a riqueza e o potencial da zona marítima brasileira e ressalta a importância de todos lutarem pela sua preservação

Em celebração ao Dia da Amazônia Azul, comemorado no último dia 16 de novembro, a SBPC lançou o vídeo “Amazônia Azul – Biodiversidade marinha brasileira“, o quarto da série #SomosTodosCiencia. A Amazônia Azul é uma zona econômica marítima exclusiva do Brasil, espalhada por cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de oceano, segundo a Marinha do Brasil. Essa área contém uma enorme quantidade de recursos importantes para a economia, para nossa população e para a vida no planeta.

A produção lançada pela SBPC em seu canal no YouTube contou com a colaboração do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat). O vídeo destaca, de forma didática, a riqueza e o potencial da zona marítima brasileira e ressalta a importância de todos lutarem pela sua preservação. Responsável pelo sustento de mais de um milhão de pescadores e suas famílias, é dessa área também que é extraído 85% do petróleo brasileiro e 75% do gás. É por esse mar que passa ainda 95% do comércio exterior brasileiro.

Conforme ressalta o vídeo, a Amazônia Azul é fundamental para o controle do clima no País e para a qualidade ambiental das costas brasileiras. Sua biodiversidade traz ainda infinitas possibilidades para o desenvolvimento de produtos para a indústria energética, farmacêutica, alimentar e de cosméticos. Alguns exemplos são os biocombustíveis, medicamentos modernos e sustentáveis e, também, os cosméticos. O Brasil já possui diversos grupos de pesquisas dedicados aos estudos de produtos naturais bioativos marinhos e vários compostos inéditos já foram identificados e registrados por nossos cientistas nessa imensa região.

No entanto, esse ecossistema complexo e frágil sofre constantes ameaças, seja pelas mudanças climáticas, pelo aumento da concentração de CO2 que provoca a acidificação das águas, seja pela poluição causada por petróleo, lixo plástico e outros produtos tóxicos despejados nos mares. Um exemplo dramático temos assistido nos últimos meses: o desastre do vazamento de óleo que começou nas praias do Nordeste e vem se espalhando por toda a costa brasileira.

A criação do Dia Nacional da Amazônia Azul foi proposta pelo Projeto de Lei do Senado 30/2014. O dia 16 de novembro foi escolhido por meio de emenda da Câmara dos Deputados por ser a data em que entrou em vigor, em 1994, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, após ter sido ratificada por 60 países. Também conhecida como Lei do Mar, a Convenção estabeleceu limites para os espaços marítimos. Além de reforçar a importância social e econômica dessa área para o desenvolvimento do País, o estabelecimento da data comemorativa busca promover o conhecimento sobre o mar brasileiro e contar sua história.

vídeo já está disponível no canal do YouTube da SBPC. Assista ao vídeo aqui e compartilhe!

#SomosTodosCiência

A série de vídeos de popularização da ciência #SomosTodosCiência foi lançada em 2019 na TV SBPC, no YouTube. Além do recém-lançado vídeo sobre a Amazônia Azul,  foram divulgados 3 vídeos: Centenário do Eclipse de Sobral, Meninas na Ciência, SBPC 70 anos. Confira!

Jornal da Ciência