O domínio da violência organizada

Nova edição do Jornal da Ciência Especial traz como tema o perfil dos conflitos que dominam o Brasil e o mundo. Publicação está disponível para download gratuito no site

JC_799O mundo está mais violento. E já estava antes mesmo da guerra Rússia-Ucrânia, iniciada em fevereiro. Não é só uma sensação: as estatísticas apuradas pelos estudiosos de segurança internacional comprovam. Relatório do Uppsala Conflict Data Program (UCDP), departamento de pesquisas da Universidade de Uppsala, na Suécia, considerado referência em questões desse campo, revelaram que a ten­dência de queda das fatalidades decorrentes da violência organizada no mundo, observada entre 2014 e 2019, foi revertida em 2021, com um aumento significativo das mortes.

Foram mais de 119.100 mortes por violência organizada em 2021 no mundo, um aumento de 46% em relação a 2020, ano em que estourou a pandemia de coronavírus. Uma análise dos dados do UCDP, publi­cado em 27 de junho no Journal of Peace Research, afirma que esse crescimento se deu em grande parte impulsionado pela escalada de conflitos no Afeganistão, Etiópia e Iêmen. Na nova edição do Jornal da Ciência Especial, pesquisadores explicam esse novo perfil dos conflitos em que a violência organizada se espraia no vácuo de autoridade deixado pelo Estado, com grupos armados assumindo controle de territórios.

A edição especial está disponível para download gratuito no site do Jornal da Ciência. Baixe o seu e boa leitura!

Janes Rocha – Jornal da Ciência