Olhando o passado e refletindo o futuro, SBPC começa comemorações de 75 anos

Programação inicia com lançamento de calendário e logo comemorativo e seguirá com digitalização histórica e eventos espalhados pelo País

WhatsApp Image 2023-01-18 at 09.46.00 (1)No dia 8 de julho de 1948 nasceu a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A entidade esteve presente nos debates pela construção de uma Constituição Federal democrática, enfrentou a censura da ditadura militar, ajudou na elaboração de políticas públicas em prol dos povos indígenas e defendeu a criação das fundações de amparo à pesquisa e demais instituições de difusão científica. Em 2023, a SBPC completará 75 anos digitalizando histórias do passado e debatendo problemas do presente para que, em coletivo, ajude a reconstruir a Ciência do País.

“Nestes 75 anos, a SBPC jamais deixou de realizar as suas Reuniões Anuais, eventos importantíssimos de reflexão do País. Elas foram se expandindo, abrangendo o país como um todo. Evidentemente, quando a SBPC foi fundada, as pesquisas estavam mais concentradas no eixo Rio-São Paulo. Tivemos a expansão com a criação da atual Capital Federal, Brasília, que foi uma importante marcha para o oeste. Mais tarde, já nas décadas iniciais deste século, todos os estados brasileiros passaram a ter programas de pós-graduação. Essa expansão da Ciência no Brasil está muito ligada à missão da SBPC, que, sendo uma entidade independente do Estado, consegue defender os interesses do Brasil e da comunidade científica”, explica o presidente da Sociedade, Renato Janine Ribeiro.

Para Janine Ribeiro, a comemoração dos 75 anos da SBPC ganha um maior peso no contexto político atual. “Nós estamos comemorando essa data com a certeza de que o país agora retoma rumos importantes para o seu futuro, na medida em que o governo que patrocinou o negacionismo científico e sanitário saiu e que uma grande frente conseguiu se eleger para restabelecer o papel decisivo da Ciência, da Educação, da Cultura, da Saúde, do Meio Ambiente e da Inclusão Social no desenvolvimento do País.”

Vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral vem acompanhando a trajetória da entidade desde quando era uma simples sócia. Após dois mandatos como conselheira e mais dois na diretoria da instituição, a pesquisadora reforça o grande mérito da SBPC.

“A SBPC tem a grandeza de agregar todas as áreas do conhecimento e, além disso, tem uma atuação política forte, ainda que não-partidária. É uma atuação que tem sido muito respeitada em diferentes governos. Claro, no governo passado tivemos problemas sérios, já que era um governo que não respeitava o conhecimento, mas o tempo todo nós estivemos vigilantes para diminuir as perdas. Eu diria que houve grandes perdas, mas nós tentamos o tempo todo diminuí-las e agora estamos no período, justamente, de reconstruir muita coisa.”

Calendário e selo comemorativo iniciam programação de aniversário

Para a comemoração de seu 75º aniversário, a SBPC resolveu recontar o passado para refletir sobre o presente e o futuro. A programação começou agora em janeiro com o lançamento do calendário 2023-2024, que tem como tema “Ciência, povos originários e defensores da floresta”.

“O calendário acabou se tornando um recado para o nosso presente. Ele é uma homenagem aos povos originários e aos defensores da floresta porque esse é o momento em que vivemos hoje. E é muito atual porque pela primeira vez no Brasil foi criado o Ministério dos Povos Indígenas, e uma das lideranças que nós homenageamos no calendário se tornou a ministra deste novo ministério”, detalha Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC. O calendário está disponível para download gratuito neste link.

Neste mês também está sendo lançado o selo comemorativo de 75 anos da SBPC, a ser utilizado nas publicações e correspondência da Sociedade. O selo segue com a tipografia da comemoração dos 70 anos da entidade para trazer a continuidade da década. Essa continuidade também está presente no slogan, que passa de “Ciência Educação Hoje Ontem Amanhã”, criado para o sétimo decênio, para “Ciência Educação Sempre”.

Em fevereiro, a programação acompanhará o calendário de atuações constantes da SBPC. Ocorrerá a entrega do Prêmio Carolina Bori, que neste ano premiará estudantes do ensino médio e da graduação com notório talento para a carreira acadêmica.

Nos meses seguintes ocorrerá a digitalização da história da SBPC, que estará disponível gratuitamente em seu repositório digital. Em abril, serão colocados os anais de todas as 74 edições da Reunião Anual da SBPC. Já em maio, o Acervo Digital receberá todas as edições das publicações que a entidade produziu: Ciência Hoje (de julho/agosto de 1982 a junho de 2001), Ciência Hoje das Crianças (março de 1987 a junho de 2001) e o Jornal da Ciência (o amarelinho).

No mês de junho, as imagens ganharão força, com a disponibilidade de todas as fotos das Reuniões Anuais, incluindo indicações das pessoas presentes em cada fotografia, um trabalho do Centro de Memória da SBPC.

“E assim a gente vai olhando para o passado e para o futuro. Porque a história da SBPC, produto do trabalho dedicado e brilhante de tantas gerações de cientistas, educadores brasileiros e funcionários, é parte da história da Ciência no País. Estes conteúdos serão disponibilizados para acesso e pesquisa, para que pessoas que estudam a ciência brasileira saibam como essa história foi sendo construída”, complementa Sales.

Debatendo presente e futuro

No calendário de eventos, a 75ª Reunião Anual da SBPC chegará entre 23 a 29 de julho com o tema “Ciência e Democracia para um Brasil Justo e Desenvolvido”. A 75ª acontecerá na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e as inscrições já estão abertas.

A próxima Reunião Regional da SBPC está finalizando a sua programação, mas já tem local para acontecer: o Piauí. “O evento vai tratar da Batalha do Jenipapo, que completa 200 anos no dia 13 de março. Essa data é importante para repensarmos novamente a Independência. E mesmo trazendo questões que interessam a comunidade acadêmica do Piauí, muitas dessas questões são universais, como Caatinga e Cerrado, que nem são só questões brasileiras, mas da sobrevivência do planeta”, reforça a secretária-geral da SBPC. Outros eventos devem ser anunciados no decorrer do ano.

Para o vice-presidente da instituição, Paulo Artaxo, 2023 será um ano de trabalho construído com esforço e sucesso. “Nestes 75 anos, o Brasil passou por períodos nebulosos e por períodos muito positivos para a sociedade. Nós temos uma instituição que, ao longo desses anos, aguentou firme, o tempo inteiro, que é a SBPC. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência sempre defendeu a educação, a ciência e a cultura como sustentáculos da estrutura mais básica da sociedade brasileira. A SBPC fez um brilhante trabalho ao longo desses 75 anos e esperamos que ela continue no futuro a guiar e a defender a ciência, como tem feito ao longo do tempo com muito brilhantismo”, conclui.

Rafael Revadam – Jornal da Ciência