Participe do ato virtual em defesa de um orçamento justo para a Educação e a Ciência!

Organizada por mais de 50 entidades e 16 frentes parlamentares, a manifestação acontece nesta quinta-feira, 17 de setembro, a partir das 18h. SBPC compartilhará a ação em suas redes sociais

ato-virtual_branco-2Mais de 50 entidades representativas da Educação e da Ciência e 16 frentes parlamentares pluripartidárias se reúnem nesta quinta-feira, 17 de setembro, às 18h, em ato público virtual para pedir a revisão do orçamento para o próximo ano. A perspectiva é que em 2021 os setores tenham cortes de quase R$ 2 bilhões e as duas agências de fomento da pesquisa no Brasil, CNPq e Capes, fiquem com seus orçamentos dependentes de créditos suplementares, o que comprometerá o pagamento das bolsas a partir do segundo semestre. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma das organizadoras da manifestação e transmitirá a atividade em seu canal no YouTube.

O ato virtual em defesa de um orçamento justo para a Educação e a Ciência tem como objetivo alertar que o orçamento previsto para 2021 não só é insuficiente, como poderá inviabilizar o custeio e os investimentos das universidades federais. Os cortes são tão profundos que podem levar à paralisação da ciência, da pesquisa e da educação superior pública e gratuita no País. “Os brasileiros precisam compreender o quão grave é, por si só, o fato de precisarmos nos manifestar pelo cumprimento do direito constitucional à educação pública e de qualidade”, defendem os organizadores do ato.

As reivindicações do ato estão descritas no MANIFESTO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, lançado na última sexta-feira, 11 de setembro. No documento, as entidades signatárias e as frentes parlamentares ressaltam a preocupação com todas as iniciativas que visem a desestabilizar o funcionamento das instituições de ensino, sejam elas de cunho orçamentário, ou em formato de ofensas à legislação.

O ato contará com a participação de lideranças do Congresso Nacional, como Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, e Davi Alcolumbre, presidente do Senado. Líderes de comissões, frentes parlamentares e de diversos partidos se unirão à manifestação, como os presidentes da Comissão de Educação da Câmara, Pedro Cunha Lima, e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), Félix Mendonça Júnior. Reitores de institutos e universidades federais e representantes de entidades como SBPC, Andifes, Conif, Proifes, UNE, Andes, UBES, OAB, ADUFRJ e Anped também falarão sobre os riscos dos cortes orçamentários para o futuro do País.

Assista ao Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação hoje, a partir das 18h, e participe da discussão!

Serviço:

Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação

Data: Quinta-feira, 17 de setembro, a partir das 18h

Transmissão: https://bit.ly/3iCLeMW  ou  www.youtube.com/canalsbpc

Veja aqui o manifesto em PDF.

SBPC