Paulo Freire é o homenageado de abril no calendário da SBPC

Freire é um dos educadores mais famosos e respeitados mundialmente e conhecido pelo método de alfabetização de adultos que leva em consideração o contexto do aluno

abril2

O destaque de abril no calendário “Grandes Feitos da Ciência Brasileira”, produzido pela SBPC, é Paulo Freire, um dos educadores mais famosos e respeitados mundialmente e conhecido pelo método de alfabetização de adultos que leva em consideração o contexto do aluno. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2020-2021) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

Freire acreditava na educação como uma ferramenta de transformação social. Sua metodologia inspirou o Plano Nacional de Alfabetização, do presidente João Goulart. Acusado em 1964 de “subversivo perigoso” pelo governo militar, passou 70 dias preso e se exilou por 15 anos. Em 1968, no Chile, escreveu seu livro mais conhecido, “Pedagogia do Oprimido”, que é a terceira obra mais citada no mundo na área de ciências humanas. De volta ao Brasil, deu aulas na PUC-SP e na Unicamp, e foi secretário de Educação do Município de São Paulo. É o brasileiro que mais recebeu títulos de doutor honoris causa márcio pelo mundo, em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras.

A última edição especial do Jornal da Ciência também foi dedicada ao legado de Freire.

O calendário de 18 meses destaca personalidades e instituições históricas, que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade. Também apresenta os jovens e proeminentes pesquisadores, a nova geração que leva adiante, com muita competência, esse legado de busca e compartilhamento de novas ideias e soluções para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência