Petição #SomosTodosCNPq: ajude a chegar a 1 milhão de assinaturas!

O abaixo-assinado, lançado pela SBPC e endossado por mais de 100 entidades científicas em defesa do CNPq, foi entregue nesta quarta-feira ao presidente da Câmara dos Deputados. Participe!

Faltam menos de 90 mil assinaturas para a petição online #SomosTodosCNPq chegar a um milhão de adesões. O abaixo-assinado em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou no dia 13 de agosto já recebeu mais de 910 mil assinaturas. Mais de 100 entidades científicas de todo o País subscrevem o manifesto e famosos como a atriz global Nathalia Dill e o cantor Caetano Veloso compartilharam a campanha nas suas redes sociais.  O desmonte do CNPq e o risco iminente de 85 mil pesquisadores ficarem sem bolsas a partir de setembro por conta dos cortes orçamentários também tem sensibilizado toda a imprensa nacional e internacional, que destacam a grande adesão de pessoas ao abaixo-assinado.

SBPC, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e as outras entidades que fazem parte da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) entregaram, nesta quarta-feira (28/8), ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o abaixo-assinado.

“O abaixo-assinado é uma expressão clara do apoio de parcela significativa da população brasileira, em particular bolsistas, pesquisadores, professores, técnicos, gestores, profissionais liberais e de cidadãos e cidadãs que se importam com o futuro da Ciência e a Tecnologia, com o desenvolvimento do País e com sua soberania”, afirmou o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

A petição online continua disponível neste link. Conclamamos todos a assinarem e compartilharem em suas redes de contatos. Quanto mais adesão, mais força a petição terá.

Jornal da Ciência