O papel do Brasil nos debates globais sobre meio ambiente e seu olhar frente aos desafios da Educação serão dois temas fortemente presentes na Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Espírito Santo.
O evento acontecerá de 19 a 21 de fevereiro no campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. Trabalhando com a temática “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”, a programação será transmitida ao vivo pelo canal oficial da SBPC no YouTube.
Já no primeiro dia de atividades, 20 de fevereiro, a Reunião Regional começará com a mesa-redonda “Oceano – exploração e preservação de biomas”, que será coordenada por Cristina Engel de Alvarez, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, conselheira da SBPC e coordenadora-executiva da Comissão Local da reunião. A discussão, que será realizada no Cine-Metrópole, contará com a participação de Moacyr Araújo, professor associado do Departamento de Oceanografia (DOCEAN) e pesquisador do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA) da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE); Segen Farid Estefen, professor titular de Estruturas Oceânicas e Engenharia Submarina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ilana Wainer, professora livre docente do Departamento de Oceanografia Física do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP); e Kyssyanne Oliveira, da Ufes.
Simultaneamente, das 9h às 11h30, ocorrerá no Teatro da Ufes, a mesa-redonda “Pós-graduação – o PNPG e avaliação aprofundam ou corrigem assimetrias regionais?”, que será coordenada por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC. O debate contará com a participação de Luís Antonio Pessan, professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e gestor que coordenava a área de Engenharias II junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); Charles Morphy Dias dos Santos, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop); Wagner dos Santos, diretor de Pós-Graduação da Ufes; e Lucymara Fassarela Agnez Lima, professora titular livre da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Na parte da tarde, das 13h30 às 15h, Neyval Reis (UFES), ministrará a conferência “Adaptação climática do estado do Espírito Santo: onde estamos?”. A atividade, que será apresentada por Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC, será no Teatro da Ufes.
Simultaneamente, desta vez no Cine-Metrópole, Giacomo Balbinotto Neto, professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), irá ministrar a conferência “Tecnologia gera prosperidade?”. A atividade será apresentada por Francilene Garcia, vice-presidente da SBPC.
Nesta parte da tarde também haverão duas mesas-redondas. A primeira é a “Educação ambiental e territórios”, que será realizada no Cine-Metrópole, das 15h30 às 18h, com coordenação de Rosângela Janja Costa Araújo, líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/NEIM e pesquisadora do A Cor da Bahia – Programa de Pesquisa e Formação em Relações Raciais, Cultura e Identidade Negra na Bahia (UFBA); e participação de Bebeto Marques, professor de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Marcos Sorrentino, professor do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP); e Martha Tristão, professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Ufes.
Já a segunda atividade será coordenada por Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Intitulada “Inteligência artificial e os prêmios nobel de física e química: quem fez o que?”, a discussão será realizada no Teatro da Ufes e contará com a participação de Luiz Davidovich, professor titular da UFRJ; Carolina Horta Andrade, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG), César Lincoln Cavalcante Mattos, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Claudine Badue, professora de Ciência da Computação da Ufes.
No dia 21 de fevereiro, o evento ainda incluirá outras atividades, como mesas-redondas e conferências, completando a programação da Reunião Regional da SBPC. Veja aqui a programação completa: https://rr.sbpcnet.org.br/espiritosanto
Retorno ao Espírito Santo
Com o objetivo de retomar as atividades da Secretaria da SBPC no Espírito Santo, a Reunião Regional contará, no dia 20 de fevereiro, com um encontro especial para marcar essa mobilização. A conferência acontecerá às 18h30, no Teatro da Ufes, e será voltada para a articulação política no estado, estando aberta a todos os interessados. Este evento representa uma oportunidade valiosa para fortalecer o diálogo com a comunidade local e impulsionar o desenvolvimento científico na região.
Acesse o site oficial do evento: https://rr.sbpcnet.org.br/espiritosanto
Participe da Reunião Regional da SBPC!
Jornal da Ciência