Medalhistas da Obmep recebem a premiação no Rio de Janeiro

Foi realizada nesta quarta-feira (07/05), no Rio de Janeiro, a premiação dos 500 medalhistas de ouro da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Participaram da a cerimônia os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, e da Educação, Henrique Paim, o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, e o coordenador da iniciativa, Cláudio Landim, além do governador Luiz Fernando Pezão, do prefeito Eduardo Paes e dos presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader.
Foi realizada nesta quarta-feira (07/05), no Rio de Janeiro, a premiação dos 500 medalhistas de ouro da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Participaram da a cerimônia os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, e da Educação, Henrique Paim, o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, e o coordenador da iniciativa, Cláudio Landim, além do governador Luiz Fernando Pezão, do prefeito Eduardo Paes e dos presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader.

Dilma anunciou recursos para a ampliação do Impa, organização social supervisionada pelo MCTI que promove a Obmep. “Como é muito importante essa questão da educação e da matemática, eu quero aqui comunicar que o governo federal vai oferecer os recursos para ampliação do Impa”, disse a presidenta. Segundo pontuou, a expansão vai dar condições para os medalhistas da olimpíada matemática terem acesso a bolsas de iniciação científica e cursarem o mestrado e o doutorado. “O Impa sem sombra de dúvida é uma instituição de excelência que merece ter suas instalações ampliadas”, resumiu.
Ela também comentou que os medalhistas devem ter uma pontuação extra no programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas em universidades do exterior para alunos brasileiros de graduação e pós-graduação.
O ministro Clelio Campolina destacou que a olimpíada reforça o aprendizado da disciplina e contribui para o crescimento científico e tecnológico. Para Campolina, o aperfeiçoamento do ensino da matemática restabelece o vínculo fundamental entre o ensino médio e superior, construindo a base para o avanço tecnológico. “Estou convencido de que a educação científica e a tecnológica são eixos estruturantes para diminuir as desigualdades sociais”, concluiu o titular do MCTI.
Na solenidade, o diretor César Camacho informou que o instituto vai expandir suas atividades e o número de alunos de pós-graduação. “O Impa criou a Obmep para identificar talentos pelo mérito. A ampliação dará oportunidade para aperfeiçoar esses talentos”, comentou.
Resultados
Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, a Obmep tem apresentado bons resultados e contribuiu para que o Brasil fosse o país cujo desempenho mais evoluiu em matemática no ano passado, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). “O Impa e as escolas que se envolveram diretamente com a matemática melhoraram seu desempenho”, comentou.
A Obmep de 2013 envolveu 18,7 milhões de alunos de mais de 47 mil escolas em 99,35% dos municípios brasileiros. Criada em 2005, a iniciativa tem como objetivos estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.
A olimpíada é uma atividade voltada para estudantes do ensino médio e fundamental. É realizada em duas fases: na primeira, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) até o 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. Cerca de 5% dos estudantes com melhor pontuação são selecionados para a segunda etapa, que, na edição deste ano (a décima), será no dia 27.