Prêmio Fundação Conrado Wessel 2013 anuncia vencedores

A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou os vencedores do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina 2013. Na categoria Ciências, o escolhido foi o parasitologista Luiz Hildebrando Pereira da Silva, da Fundação Oswaldo Cruz, em Rondônia. Na categoria Medicina, José Rodrigues Coura, do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Já em Cultura, a escolhida foi a arqueóloga Niéde Guidon, da Fundação Museu do Homem Americano - Centro Cultural Sérgio Motta, no Estado do Piauí.
A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou os vencedores do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina 2013. Na categoria Ciências, o escolhido foi o parasitologista Luiz Hildebrando Pereira da Silva, da Fundação Oswaldo Cruz, em Rondônia. Na categoria Medicina, José Rodrigues Coura, do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Já em Cultura, a escolhida foi a arqueóloga Niéde Guidon, da Fundação Museu do Homem Americano – Centro Cultural Sérgio Motta, no Estado do Piauí. 
Os nomes escolhidos saíram de uma lista constituída por mais de 400 personalidades brasileiras que se destacam em suas respectivas áreas de atuação, indicadas por instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, convidadas pela Fundação Conrado Wessel. Os homenageados são escolhidos pelo conjunto de sua obra ao longo dos anos e, obrigatoriamente, conforme especificado no regulamento, têm que desenvolver um trabalho de caráter social.
O vencedor de cada uma das três categorias do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina receberá R$ 300 mil, incluindo encargos fiscais. A cerimônia de premiação será realizada no dia 09 de junho de 2014, na Sala São Paulo, na capital paulista.
O julgamento conta com a participação de representantes das dez instituições parceiras da Premiação: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Academia Nacional de Medicina (ANM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Marinha do Brasil e FCW.
Histórico
Promovido todos os anos, o Prêmio FCW reuniu, ao longo dos anos, uma coleção de grandes nomes na sua galeria de homenageados. Em Medicina, já foram premiados Marcos Moraes, Miguel Srougi, Angelita Habr-Gama, Ricardo Pasquini, Fúlvio Pileggi, Ivo Pitanguy, Ricardo Renzo Brentani, Adib Jatene, Maria Inês Schmidt e César Gomes Victora.
Em Cultura a homenagem já foi destinada a João Carlos Martins, Paulo Vanzolini, Nelson Pereira dos Santos, Antônio Nóbrega, Ariano Suassuna, Ruth Rocha, Fábio Lucas, Affonso Ávila, Lya Luft e Ferreira Gullar.
Em Ciência as premiações já foram concedidas a Sérgio Rezende, Jorge Kalil, Jairton Dupont, Jérson Lima da Silva, João Fernandes Gomes de Oliveira, Leopoldo de Meis, Ernesto Paterniani, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Ivan Izquierdo, Hisako Gondo Higashi, Wanderley de Souza, Carlos Henrique de Brito Cruz, Isaias Raw, Magno Antonio Patto Ramalho, Luiz Carlos Fazuoli, Jairo Vidal Vieira, Carlos Afonso Nobre, Aziz Ab’Saber, Philip Martin Fearnside, Aldo da Cunha Rebouças, José Galizia Tundisi, Dieter Carl Ernst Heino Muehe e Almirante Alberto dos Santos Franco. Também foram contemplados o Museu Paranaense Emílio Goeldi e o Instituto Agronômico de Campinas.
A FCW foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios nas categorias FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.