Preservação de documentos e memória fecha terceira temporada do podcast “O Som da Ciência”

Produção da SBPC abordou os caminhos das políticas públicas nesta última temporada. Programa SBPC vai à Escola será tema dos próximos episódios. Acesse e compartilhe! 

Pela preservação de nossa cultura (16)Encerrando sua terceira temporada, o episódio desta semana do podcast “O Som da Ciência” fala sobre política e memória: como os debates sobre digitalização e modernização de arquivos estão promovendo o descarte de documentos importantes da história do País.

Para discutir o tema, o programa conta com a participação de Beatriz Kushnir, doutora em história geral, professora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e representante da ANPUH, a Associação Nacional de História.

“Uma coisa muito importante é que as pessoas entendam que os documentos não são produzidos nem para o jornalista e nem para a historiadora, eles são produzidos para o direito do cidadão. Quando os documentos estão em arquivos públicos, eles vão ali para comprovar os nossos direitos. A pesquisa acadêmica ou uma pesquisa jornalística é um segundo passo, um desdobramento da função dessa documentação, mas essa documentação serve para cidadania”, destaca em entrevista.

Programa SBPC vai à Escola é tema da próxima temporada

A próxima temporada do “O Som da Ciência”, que começa na próxima semana, já tem tema definido: o programa SBPC vai à Escola, uma iniciativa que visa aproximar crianças e jovens do universo acadêmico.

“O Som da Ciência” é produzido pela equipe de Comunicação da SBPC, que também assina o roteiro, design de som e edição. Pode ser ouvido nas principais plataformas – AnchorSpotifyRadio PublicStitcherTuneInAmazon Music e Apple.

Ouça, compartilhe e assine o feed para receber todos os novos episódios.

Rafael Revadam – Jornal da Ciência