Presidente da SBPC defende levante pela soberania nacional

Em entrevista ao Correio Braziliense, Renato Janine Ribeiro detalha os principais pontos da conferência, pautada por uma profunda reflexão sobre os 200 anos da independência do Brasil e as desigualdades

Com o lema Ciência, Independência e Soberania Nacional, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove, pela quarta vez em sua história, mais uma reunião anual na Universidade de Brasília (UnB).

A partir do próximo domingo (24), até o dia 30, a 74ª edição anual do evento reunirá representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e Tecnologia, que debaterão políticas públicas nas mais diversas áreas e difundirão os avanços da ciência para toda a população.

Em entrevista exclusiva ao Correio, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, detalha os principais pontos da conferência que, segundo ele, será pautada por uma profunda reflexão sobre os 200 anos da independência do Brasil e as desigualdades que, desde então, imperam no país.

“Os indígenas não ganharam nada com a independência, continuaram sendo explorados e oprimidos. Vamos abranger uma história mais completa, não pensar somente como algo que está só no passado, mas perguntar o que precisamos fazer para ter uma soberania nacional efetiva”, diz.

Veja o texto na íntegra: Correio Braziliense