Presidente da SBPC fala sobre crise e perspectivas da ciência brasileira no UFV Entrevista

“O impacto da ciência e tecnologia no Brasil já é significativo. Pode ser muito maior. Mas as políticas de destruição desse sistema são muito lesivas, pois elas ameaçam o País pelas próximas décadas”, afirma Ildeu de Castro Moreira

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, esteve no campus Viçosa, em novembro, para uma palestra no II Simpósio da Pós-Graduação em Física. Durante o evento, ele abordou o Eclipse de Sobral que, este ano, está comemorando 100 anos, e a crise da ciência brasileira, que, em sua avaliação, vive uma “dificuldade extrema”.

É sobre esse último assunto que o presidente da SBPC conversou com a equipe de divulgação da UFV. “O corte em ciência e tecnologia nos últimos anos foi muito maior que os cortes em outras áreas. O povo brasileiro precisa debater esses números”, disse.

Durante a conversa, dentre outras questões, ele comentou sobre as perspectivas da ciência no Brasil, o papel do pesquisador, sua preocupação com os jovens cientistas e a possível fusão do CNPq com a Capes e Finep.

“O impacto da ciência e tecnologia no Brasil já é significativo. Pode ser muito maior. Mas as políticas de destruição do sistema são muito lesivas, pois elas ameaçam o País pelas próximas décadas”, afirma Moreira

Confira o UFV Entrevista com Ildeu Moreira neste link.

UFV