Presidente do Inep não explica a deputados pedido de demissão de 37 servidores

Sem responder questões importantes sobre as causas da crise no órgão, Danilo Dupas vai à Comissão de Educação da Câmara e tenta manter discurso de normalidade. SBPC exige providências do MEC

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, não respondeu aos deputados da Comissão de Educação da Câmara os motivos que levaram 37 servidores a entregar seus postos em nível de coordenação. Em reunião do colegiado nesta quarta-feira (10), o gestor do órgão responsável pela realização do Enem e de diversos outros exames, além de censos educacionais, disse que foi “pego de surpresa” pela entrega coletiva dos cargos da equipe. Ele enfatizou que o servidores – todos concursados – permanecem no órgão. Também negou a prática das principais razões apontadas pelos demissionários pela saída em massa: perseguição, assédio moral e uso político-ideológico do órgão pelo Ministério da Educação (MEC).

Dupas disse ainda que estão sendo tomadas providências para evitar problemas na prova, sem dizer quais são apesar da insistência os deputados. O Enem deste ano será realizado nos próximos dias 21 e 28. E que ainda hoje se encontraria com lideranças da Associação dos Servidores do Inep (Assinep) para discutir a questão. E garantiu que os calendários de provas estão mantidos e sem prejuízo para os estudantes. “Deve ser mantida toda a tranquilidade”, afirmou.

Exonerações no Inep

Na semana passada, o pedido de demissão de dois coordenadores diretamente ligados à aplicação da prova do Enem ocorreram em meio a denúncias à Assinep. As exonerações foram seguidas de 35 outros pedidos de demissão de servidores de seus cargos.

Veja o texto na íntegra: Rede Brasil Atual