“Recurso para fomento à pesquisa está extremamente reduzido”

Em entrevista ao Seu Jornal, da rede TVT, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, fala sobre a preocupante situação do orçamento para a ciência no País

Diante da previsão de uma redução de 34% do orçamento para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em 2021, em relação a 2020, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, falou sobre a preocupante situação da ciência no País em entrevista ao Seu Jornal, da rede TVT, transmitido nessa terça-feira, 05 de janeiro.

Moreira chamou atenção para os cortes orçamentários no setor, que vêm se acentuado desde 2015, e que em 2021 são ainda mais profundos. “O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações vai ter para investimento em ciência e tecnologia neste ano algo da ordem de R$ 2,7 bilhões. É o que está previsto no orçamento, se não for mudado. Isso significa um terço a menos do que tínhamos no ano passado”, disse.

Flávia Calé, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), também participou do programa e alertou para o risco da ciência no País entrar em colapso: “É um cenário bem dramático”, afirmou. “Estamos à beira de um apagão da ciência. O alento que temos é que conseguimos aprovar o PLC 135 (Projeto de Lei Complementar), que libera os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico bloqueados em reserva de contingência, mas que ainda está no aguardo da sanção presidencial.”

Veja aqui a reportagem na íntegra: Seu Jornal/Rede TVT