Reunião em modo online

Diante da necessidade de isolamento social, a SBPC encarou o desafio de reprogramar seu principal evento para o formato virtual. As atividades, realizadas entre julho e dezembro, somaram mais de 123 mil visualizações

whatsapp-image-2020-08-27-at-13-14-34-1Levar a tradicional Reunião Anual para o ambiente virtual foi um dos maiores desafios da longa história da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que há 72 anos “circula” pelo País, sendo realizado a cada ano em um estado, em 2020 foi forçado pela covid-19 a migrar para a internet, em respeito às recomendações dos médicos e cientistas de não aglomeração.

Diante da declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 11 de março, e o decreto impondo isolamento social e quarentena, a primeira reação da direção da SBPC foi adiar a reunião, marcada inicialmente para o dia 8 de julho, recorda o presidente da instituição Ildeu de Castro Moreira. Depois, decidiu-se levar para o ambiente virtual, baseado na bem-sucedida experiência com a Marcha Virtual pela Ciência, realizada em abril. Ainda assim, o formato virtual não daria conta da programação completa que já estava praticamente definida em março, com vários palestrantes convidados.

“A gente primeiro adiou, depois decidiu fazer no formato virtual e estender pelos meses de julho, setembro, outubro, novembro e dezembro”, contou Moreira. O objetivo da extensão em cinco ciclos, explicou, era cobrir o maior número de programas possível, evitando as superposições. “Foi um trabalho intenso e desgastante, mas tivemos êxito, os números mostram que houve uma visualização muito grande”, disse o presidente da SBPC.

Neste ano, o tema da 72ª Reunião Anual (RA) foi Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI. Após o último ciclo, em dezembro, o balanço consolidado da RA foi um total 129 atividades, sendo 36 conferências, 44 webminicursos, 24 mesas-redondas e 22 painéis na Programação Científica, além de uma intensa programação da Sessão de Pôsteres, SBPC Jovem e Família e SBPC Cultural, realizadas paralelamente. Na sessão de Pôsteres foram apresentados 192 trabalhos; na Cultural, foram 28 atividades e na Jovem e Família foram 81 atividades.

As atividades da 72ª RA virtual e estendida somaram 123.309 visualizações, de acordo com o relatório final da Comunicação da SBPC. Dentro deste total, a programação científica teve 67 mil visualizações, alcançando mais de meio milhão de contas no Youtube. Os vídeos da científica tiveram 2.217 compartilhamentos durante as semanas de atividades e, como resultado, o canal da SBPC no Youtube ganhou mais de 3.700 inscrições nesse período. Os vídeos foram assistidos por internautas de todo o Brasil e do exterior, principalmente Chile, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal. Das 147 sociedades científicas afiliadas à SBPC, 32 participaram da RA com programação própria na grade principal, respondendo por 12.500 visualizações.

Redes sociais

A SBPC Jovem e Família e a SBPC Cultural tiveram juntas 39.849 visualizações. A atração mais concorrida da Jovem e Família foi a Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”, que teve um forte impacto, com 58 vídeos recebidos e mais de 27 mil visualizações. A Cultural respondeu por 6.300 visualizações. A sessão de Pôsteres teve 4.160 visualizações no total, incluindo os resumos em PDF dos 192 vídeo-pôsteres disponibilizados no site do evento e a playlist criada no canal do Youtube da SBPC.

A repercussão nas redes sociais foi expressiva. As postagens nos perfis da SBPC (@SBPCnet) referentes ao evento somaram mais de 550 mil contas alcançadas, mais de 11,3 mil interações e, como resultado, a SBPC obteve 1.230 novos seguidores.

No Facebook, as postagens na página da SBPC alcançaram 33,8 mil contas, tiveram 1.017 interações e 87 novos seguidores. No evento criado para a 72ª RA no Facebook, mais de 50 mil contas foram alcançadas. No Twitter, foram mais de 412 mil contas alcançadas, com mais de 2.300 interações e, como resultado, 217 novos seguidores. No Instagram, mais de 55 mil contas foram alcançadas com as postagens da SBPC, com mais de 8 mil interações; 926 novos seguidores foram obtidos no período.

Apenas como referência – já que os eventos presencial e online não são comparáveis –, em 2019, a 71ª RA levou para o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, pouco mais de 30 mil pessoas. “Nunca tivemos tanta gente assistindo palestras e mesas-redondas da SBPC como este ano”, comemorou Moreira.

Dois anos de preparação

A vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, destacou a diversidade e amplitude do público que atendeu à 72ª RA, com internautas de várias partes do Brasil e do mundo que, provavelmente, não poderiam ter participado na versão presencial que seria realizada em Natal (RN). “Acho que foi uma reunião que deu muito trabalho em termos de organização, foi a primeira vez que se fez uma reunião virtual dessa monta, mas que nos ensinou muito, sobretudo no que concerne à amplitude do público”, disse Sobral.

Em tempos normais, a elaboração de uma RA é um trabalho intenso de dezenas de pessoas que compõem as comissões de organização, tanto da SBPC quanto da universidade que sediará o evento. Fernanda Rodrigues de Albuquerque, que há 20 anos coordena o trabalho pela SBPC, explica que o processo começa dois anos antes com a candidatura das universidades.

As propostas são analisadas pela direção da SBPC, que escolhe com base na estrutura e condições ofertadas pelas universidades. Para isso, a comissão encarregada da seleção visita os campi para verificar a capacidade das salas e auditórios, a situação em que se encontram, as reformas, adequações e logística necessárias.

Para sediar o evento, as universidades reivindicam recursos dos ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia para reforma e adequação dos espaços. “Em geral as universidades aproveitam a Reunião Anual da SBPC para comemorar uma data importante do calendário delas”, explica Albuquerque. Ildeu Moreira frisa que a RA é um espaço para a discussão de temas importantes e atuais que ajudam a comunidade científica a pautar suas ações futuras.

Para 2021, quando a 73ª RA será realizada em Juiz de Fora (MG), a intenção é fazer um híbrido de virtual e presencial, mas tudo vai depender da evolução da pandemia.

Um panorama dos principais assuntos discutidos durante os cinco ciclos do 72ª Reunião Anual da SBPC pode ser encontrado na nova edição do Jornal da Ciência impresso, de nº 791, que já está no site e pode ser baixado gratuitamente em PDF. Todas as palestras, mesas-redondas, conferências e atividades estão disponíveis no canal da SBPC no Youtube e no site da RA.

Acesse e confira!

 

Janes Rocha – Jornal da Ciência