SBPC se reúne para discutir reativação de Secretaria Regional

Professores e sócios da SBPC de Santa Catarina se reuniram nesta quinta-feira (06) com integrantes da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, dentre eles, a presidente da instituição, Helena Bonciani Nader, os vice-presidentes, Vanderlan da Silva Bolzani e Ildeu Moreira, em sessão especial durante a Reunião Regional em Palhoça (SC), para discutir novas estratégias para a reativação da Secretaria Regional no Estado. Desse primeiro encontro, foi constituído um comitê formado com cinco professores para estabelecer diretrizes para a próxima eleição e estabelecer uma rede de contato com sócios inadimplentes.

O debate foi realizado nesta quinta-feira em sessão especial durante a RR na Unisul, em Palhoça

Professores e sócios da SBPC de Santa Catarina se reuniram nesta quinta-feira (06) com integrantes da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, dentre eles, a presidente da instituição, Helena Bonciani Nader, os vice-presidentes, Vanderlan da Silva Bolzani e Ildeu Moreira, em sessão especial durante a Reunião Regional em Palhoça (SC), para discutir novas estratégias para a reativação da Secretaria Regional no Estado.  Desse primeiro encontro, foi constituído um comitê formado com cinco professores para estabelecer diretrizes para a próxima eleição e estabelecer uma rede de contato com sócios inadimplentes.

Segundo Paulo Roberto Petersen Hofmann, que faz parte da diretoria da SBPC, a ideia de reativar a Secretaria Geral surgiu do professor da Universidade Federal de Santa Catarina, André Ramos, ao questionar o porquê de a Secretaria não estar ativa. “Muitos sócios e ex-integrantes da instituição explicaram o motivo dos desânimos da comunidade em geral, da falta de tempo, e por isso, ele pediu a discussão para rearticular a reativação da Secretaria”, explica.

Hofmann conta que a ideia de reativar a Secretaria vem da necessidade da comunidade local de ter uma presença forte da SBPC na região, para que todos consigam enfrentar os desafios políticos e econômicos, além de atrair novos sócios.  “Com a Secretaria ativa conseguiremos articular algumas coisas, melhorando as condições locais. Temos sim que reativar, além de fazer um trabalho de resgate para aumentarmos o número de sócios e atrair os jovens”, disse.

Ramos explicou que participou da Reunião Anual realizada em julho em Porto Seguro (BA) e, ao voltar, percebeu que muitos colegas de trabalho e alunos não conheciam a SBPC, muito menos seu trabalho.  Diante disso, ele se reuniu com alguns sócios e ex-membros da Secretaria Regional, que estava inativa há cerca de cinco anos, para mostrar a importância de reativar a Secretaria e promover o conhecimento.

Política de CT&I

Durante o encontro, a presidente da SBPC, Helena Nader, ressaltou o papel da instituição e disse que tem lutado pelo desenvolvimento da política de ciência, tecnologia e inovação, mas ressaltou que é sempre importante atrair os mais jovens.

“Temos conseguido atrair jovens nas cidades que passamos com nossos eventos. Aqui, e na última Reunião Anual, contamos com a presença de estudantes que participaram de eventos nas cidades de Rio Branco (AC) e de Porto Seguro (BA), por exemplo. Onde a gente passa, a marca é deixada. E a Secretaria Regional pode atuar nisso de maneira mais forte”, disse Nader.

Mario Santana, que é sócio da SBPC desde 1994 e já fez parte da Secretaria Regional na cidade, lembrou um pouco da sua trajetória à frente da Secretaria e ainda sugeriu algumas diretrizes. “A ideia é que a Secretaria Regional tenha um espaço físico e que o responsável se dedique. É preciso que haja responsabilidade”, disse.

Santa Catarina conta atualmente com 960 sócios, sendo que 160 são adimplentes. “É um número expressivo, mas vamos buscar contato com os inadimplentes para restabelecer contato”, explica Houfmann.

Cláudia Simões, que é sócia e foi secretária regional na região também concorda que é preciso trazer gente nova para a SBPC. “Estamos em crise, mas precisamos mostrar para eles que é possível melhorar muita coisa com o nosso trabalho. Tenho certeza que é possível restabelecer isso. É um trabalho de formiguinha, mas vamos conseguir”, afirma.

A vice-presidente Bolzani, ressaltou que a revitalização das Regionais é importante para atrairmos os jovens para os nossos eventos. “Eu acho que a discussão é gratificante já que estamos em um momento muito importante, aproveitando ainda a realização da RR, que acontece aqui em Palhoça. A sociedade é um instrumento importante para angariarmos novas conquistas e não retroceder no que já conseguimos”, disse.

Vivian Costa – Jornal da Ciência