Rio de Janeiro: Quinta da Boa Vista reúne milhares para comemorar o Dia Nacional da Ciência

O evento, realizado neste domingo, 7 de julho,  contou com mais de 150 atividades e reuniu cerca de 4,5 mil pessoas

foto-12Nesse domingo, 7 de julho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizou a segunda edição do “Domingo com ciência na Quinta”, no Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Além de celebrar as datas, o evento, que teve apoio de 22 instituições e associações do estado, teve como objetivo chamar a atenção da população e dos governantes para a importância da ciência no dia-a-dia e no desenvolvimento sustentável do País. Com mais de 150 atividades de diferentes áreas da ciência e 700 voluntários, o evento que atraiu cerca de 4,5 mil pessoas.

Para Ana Tereza Vasconcelos, conselheira da SBPC, além das comemorações, o evento na Quinta da Boa Vista foi um alerta para toda a população gravidade da situação da CT&I no Estado. “Estamos tendo cortes constantes na área de Ciência e Tecnologia bem como MCTIC. E é para isso que estamos aqui: para comemorar, mas também para alertar que sem ciência, sem tecnologia e sem educação nós não teremos os pilares básicos para o desenvolvimento econômico e social do País”, disse.

O “Domingo com Ciência na Quinta” teve atividades como rodas de conversa; jogos interativos ilustrando princípios básicos da física, da biologia; brincadeiras sobre as bactérias presentes na chamada microbiota humana; desafios de matemática, química e engenharia para exercitar o pensamento; aulas práticas de produção de sabão e muito mais. Um dos destaques foi o Piquenique Científico. Nesta prática, crianças e adultos puderam conhecer qualidade da comida que consomem, aprender como evitar o desperdício e como aproveitar os alimentos integralmente, entre outros pontos.

O público também pode acompanhar apresentações musicais de vários estilos e ritmos – clássica, chorinho, samba, entre outros -, além de apresentações de violões, flautas, ballet e batucada.

Durante todo o dia, as tendas estiveram lotadas de pessoas curiosas e interessadas nos experimentos demonstrados. Além das atrações artísticas e culturais, pesquisadores conversaram com o público sobre a crise no financiamento para ciência e educação, e as graves consequências para o desenvolvimento econômico e social do País.

Jornal da Ciência