SBPC-AM lamenta morte do professor e ex-reitor da UEA José Aldemir de Oliveira

Em nota, os representantes da entidade no Amazonas afirmam que “em mais de 40 anos de carreira, ele construiu um legado de dedicação à pesquisa sobre o desenvolvimento social e econômico da Amazônia”
José Aldemir de Oliveira. (Foto: Reprodução)
José Aldemir de Oliveira. (Foto: Reprodução)

Os representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Amazonas manifestam profundo pesar pela morte do professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Aldemir de Oliveira.

Aldemir deixa seu nome escrito na Ciência da Amazônia por ter se dedicado à criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da qual foi também o primeiro presidente. Além disso, foi secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Em mais de 40 anos de carreira, construiu um legado de dedicação à pesquisa sobre o desenvolvimento social e econômico da Amazônia que está registrado em livros como “Cidades na selva” e “Manaus, de 1920-1967: a cidade doce e dura em excesso”.

Sua atuação como professor nos cursos de pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e Geografia na Ufam e a participação no Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (NEPECAB) também ajudaram a formar recursos humanos na forma de alunos que, hoje, germinam suas valiosas ideias em diversos locais do mundo.

Vera Maria Fonseca Almeida e Val – 3a secretária da SBPC

Sanderson Castro Soares de Oliveira – secretário regional da SBPC no Amazonas

 

SBPC-AM