SBPC articula ampliação do movimento em defesa da cultura e do patrimônio histórico

Secretaria Regional da SBPC no Rio de Janeiro esteve presente à manifestação realizada nessa segunda-feira em frente à Casa de Rui Barbosa

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Rio de Janeiro (SBPC-RJ) participou e apoiou a manifestação realizada nessa segunda-feira (13/1) contra as exonerações na cúpula da Fundação Casa de Rui Barbosa, no bairro de Botafogo, na capital carioca.

A Fundação mantém um acervo que inclui museu, núcleo acadêmico e uma biblioteca contendo uma coleção de mais de 37 mil livros e periódicos deixados pelo jurista, político, diplomata, escritor e jornalista Rui Barbosa (1849-1923).

Em outubro, foi nomeada para a presidência da fundação a jornalista Letícia Dornelles. Na semana passada, a nova presidente da Casa afastou cinco diretores dos centros de pesquisas, causando protestos dentro e fora do Brasil. Ontem, o ato em frente à Casa reuniu uma centena de intelectuais, escritores e professores, segundo a secretária regional da SBPC-RJ, Ligia Bahia.

A secretária da SBPC, que esteve no ato, disse que estão sendo articuladas ações com as sociedades científicas afiliadas e outras entidades da sociedade civil para ainda esta semana discutir desdobramentos do ato realizado na segunda-feira. “Nosso objetivo é ampliar, para além das ciências sociais, a participação de cientistas e intelectuais que não concordam com os posicionamentos do governo federal na área de cultura e patrimônio”, disse Bahia. E completou: “O problema não é só a Casa de Rui Barbosa, achamos que há um processo de desmonte das instituições, especialmente daquelas áreas, que exigem que a gente pense alternativas não só de protesto, mas também de reversão”.

Em novembro passado, a SBPC divulgou uma “Manifestação de solidariedade à Casa de Rui Barbosa”, ressaltando a qualidade intelectual da instituição e afirmando posição contrária a “qualquer tentativa de destruição desse importante patrimônio imaterial constituído pelo Centro de Pesquisas e pelo Centro de Memória e Informação”.

Janes Rocha – Jornal da Ciência