SBPC: Bolsonaro presta desserviço aos esforços para reduzir efeitos trágicos

Para a entidade, é preciso seguir ações propostas por organizações internacionais e proteger os trabalhadores em defesa da saúde e da vida dos brasileiros

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) não poupou críticas ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ontem à noite. Por meio de nota divulgada nesta quarta-feira (25), a entidade afirma que enquanto todos os setores da sociedade estão extremamente preocupados com a “situação gravíssima” da pandemia de covid-19, “assistimos ontem estarrecidos ao pronunciamento do presidente da República em direção contrária às recomendações do próprio Ministério da Saúde, de organizações de saúde internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, de cientistas e de governos de todo o mundo”.

Para a SBPC, o pronunciamento significou “um desserviço às ações consequentes de enfrentamento do coronavírus que estão sendo sugeridas e implementadas pelo próprio Ministério da Saúde e suas instituições, por governadores e outros gestores, e pelos órgãos de saúde pública e por seus profissionais”.

E que são “particularmente graves as afirmações que minimizam as consequências desta pandemia para a saúde dos brasileiros e a atitude contrária a medidas fundamentais para reduzir os efeitos trágicos que dela poderão advir. As declarações foram na direção oposta ao que os organismos nacionais e internacionais de saúde estão propondo e essa incoerência expõe também a falta de liderança e de coordenação dentro do governo para enfrentar essa crise sanitária no país.”

A principal sociedade científica brasileira aproveitou a manifestação para cobrar medidas do governo no sentido de proteger os trabalhadores, sobretudo os menos assistidos, a exemplo do que tem sido feito nos demais países.

“As consequências econômicas decorrentes desta pandemia serão muito sérias e, por isto mesmo, governos de vários países já estão tomando medidas para apoiar as empresas, os trabalhadores e a população atingida. A grande parcela da população brasileira trabalhadora deve ter seus direitos resguardados e seus empregos e salários preservados neste período, e os que dependem do trabalho informal devem ter suas condições de vida adequadamente garantidas; e é importante que todos encontrem acolhimento no sistema público de saúde.”

Confira a manifestação na íntegra:

Todos os setores da sociedade brasileira estão extremamente preocupados com a situação gravíssima da pandemia de COVID-19 em nosso País. Assistimos ontem estarrecidos ao pronunciamento do Presidente da República em direção contrária às recomendações do próprio Ministério da Saúde, de organizações de saúde internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, de cientistas e de governos de todo o mundo. Em um momento crítico como este, esperávamos ouvir um pronunciamento do Chefe de Nação que trouxesse medidas efetivas para o enfrentamento da pandemia, orientações bem fundamentadas, escoradas na experiência de outros locais, no conhecimento científico acumulado e nas instituições e profissionais da saúde. E que fizesse uma conclamação à união de todos os setores da sociedade brasileira no enfrentamento da grave crise de saúde pública, social e econômica que vamos viver.

Veja o texto na íntegra: Rede Brasil Atual