SBPC firma parceria com Wiki Movimento Brasil

Em evento virtual, a SBPC reuniu cientistas brasileiros para conhecer melhor a enciclopédia colaborativa e discutir como usá-la para ampliar os verbetes com informações robustas e confiáveis

wikimediaCom o intuito de melhorar a informação dos verbetes de todas as áreas de conhecimento e de cientistas brasileiros em língua portuguesa na enciclopédia colaborativa Wikipédia, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) firmou parceria com o Wiki Movimento Brasil (WMB), associação brasileira de editores e colaboradores dos projetos Wikimedia, que tem por objetivo promover ações em prol de tais projetos, dentre os quais se destaca a Wikipédia. Nessa terça-feira, 24 de novembro, a entidade realizou a primeira sessão da maratona de produção de textos para atualização dos verbetes e de prospecção de temas. O evento contou com a participação de cerca de 40 cientistas.

Lançada em 2001, a Wikipédia é o quinto site mais acessado no mundo e com uma permanência média de quatro minutos por página. A plataforma conta com mais de nove mil editores ativos e contabiliza mais de um milhão de artigos só na versão em português.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, acredita que a entidade, que representa mais de 150 sociedades científicas de todas as áreas do conhecimento, tem muito potencial para mobilizar especialistas e contribuir com o incremento do conteúdo nessa plataforma que, atualmente, tem impacto enorme no mundo todo. “Quando falamos do mundo acadêmico, a qualidade, credibilidade e confiabilidade das informações é um critério mais que importante. Por isso, acredito que temos pessoas que podem colaborar com a inserção de informações confiáveis e ampliar essa iniciativa”, diz.

Moreira acredita que essa parceria é muito importante porque a SBPC e as sociedades científicas, que contam com pessoas com domínios de várias áreas do conhecimento, possam contribuir como, por exemplo, sugestões de temas, verificação de informações e referências adequadas. “Já existe um pessoal interessado, mas queremos mobilizar também estudantes e professores para colaborarem. Precisamos ampliar a participação do Brasil, da história da ciência e a ciência brasileira nesta enciclopédia digital com a inserção de conteúdos relevantes e de qualidade”, ressalta.

Valério Andrade Melo, membro do WMB e professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, falou da sua experiência com projetos de educação nas plataformas Wikimedia e também sobre o papel da pesquisa e do ensino no movimento Wikimedia.

Melo defende que a plataforma, apesar de ainda ser refutada como fonte de pesquisa científica, tem sido amplamente adotada como uma ferramenta educativa e de divulgação de conhecimento. Tanto que a plataforma tem aprimorado paulatinamente seus mecanismos de controle colaborativo para garantir a credibilidade das informações. Nos últimos anos, também foram feitas parcerias com universidades e instituições de pesquisa para melhorar o conteúdo. Segundo ele, a participação de cientistas ligados à SBPC pode ampliar a popularização da ciência brasileira. “Há uma necessidade crescente de a comunidade científica se envolver com a Wikipédia para assegurar que a informação contida nela seja precisa e atual”, afirma.

Sobre o funcionamento da plataforma, Melo explica que todo mundo pode escrever e editar na enciclopédia, basta para isso se cadastrar como usuário e seguir as diretrizes editoriais e regras de conduta. Ao fazer o login, o usuário tem liberdade de alterar os materiais, porém todas as alterações são verificadas pelos milhares de voluntários e editores, que discutem cada caso individualmente em fóruns internos online.

Além das informações serem verificadas, a plataforma conta com um mecanismo de controle de qualidade, por isso, o usuário precisa seguir cinco pilares (caráter enciclopédico, ponto de vista imparcial/neutro, conteúdo livre, seguir as normas e flexibilidade das regras).

Segundo o presidente da SBPC, o próximo passo da parceria da entidade com o Wikimedia é a criação de um Grupo de Trabalho: “a ideia é sugerir temas relevantes com informações de qualidade.”

Jornal da Ciência