SBPC lança edital do 1º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

A SBPC convida as Sociedades Afiliadas a enviarem indicações de cientistas brasileiras destacadas de instituições nacionais até o dia 31 de outubro de 2019

design-sem-nomeA Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou o edital da primeira edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” e convida as Sociedades Científicas Afiliadas a  enviarem indicações de cientistas brasileiras destacadas de instituições nacionais até o dia 31 de outubro de 2019.

O prêmio é um estímulo à produção científica de mulheres e busca colaborar para a o aumento da participação feminina nas futuras gerações de cientistas. Com esta premiação, a SBPC soma aos prêmios já criados para homenagear personagens destacados da ciência brasileira um especialmente dedicado às mulheres cientistas brasileiras.

A premiação ocorrerá anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência” -, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, a ser realizado no em fevereiro. A data é em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco em 22 de dezembro de 2015, durante a Assembleia Geral resolução A/RES/70/212, que estabeleceu o dia 11 de fevereiro para celebrar o importante papel das cientistas em todo mundo, ainda sub-representadas.

O nome do prêmio é em homenagem a Carolina Martuscelli Bori. Ela foi a primeira cientista mulher a presidir a SBPC, entre 1986 e 1989. Sua atuação na SBPC começou em 1969, como membro do Conselho. Lutou por políticas e por investimentos em desenvolvimento científico durante um dos períodos mais difíceis do País: a ditadura militar, seguida da redemocratização. Durante seu mandato, também promoveu a divulgação e popularização da ciência por meio de programas de rádio e conferências, para “diminuir a distância entre o conhecimento gerado na academia e o que chega à população”. Bori faleceu em 2004, mas deixou um enorme legado para a SBPC e para a ciência brasileira.

Indicações

Nessa primeira edição, as indicações para a categoria “Mulheres Cientistas” podem ser enviadas pelas Sociedades Afiliadas até 31 de outubro de 2019, para o e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br (veja o regulamento no Edital). A seleção da vencedora será feita por uma comissão julgadora designada pelo Conselho da SBPC, composta por membros da entidade, de sociedades afiliadas, entidades científicas externas e organizações que apoiam a Ciência no País. O anúncio das premiadas será feito 15 de janeiro de 2020.

Veja mais informações aqui.

Jornal da Ciência