SBPC lançará novo site de seu acervo digital no dia 14 de junho

O evento de lançamento será transmitido online pelo canal da SBPC no YouTube, às 14h

whatsapp-image-2023-06-01-at-15-22-48A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança no dia 14 de junho o novo site de seu acervo digital e comemora a conclusão da digitalização, pelo Centro de Memória Amelia Hamburger, e a inserção no repositório de um grande número de edições das coleções Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e do Jornal da Ciência (carinhosamente chamado de amarelinho). O evento será realizado virtualmente, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no Youtube.

O repositório da SBPC tem como principal objetivo democratizar o acesso à informação e disponibilizar acesso a vários documentos produzidos pela entidade nestes seus 75 anos de existência. Ali podem ser acessadas cartas, manifestações públicas, moções, relatórios, discursos, livros, cartazes de eventos, programações de reuniões, folhetos, fotografias, entre outros materiais de grande relevância à sociedade e à história da ciência brasileira. O acervo tem já tem mais de 4 mil objetos digitais arquivados.

O grande destaque do novo site do repositório da SBPC são os recursos de acessibilidade incorporados para ampliar ainda mais o acesso à informação disponibilizada, como fontes com boa legibilidade e alto contraste. A nova versão traz tecnologias mais intuitivas e um layout mais leve para facilitar seu uso. Novos ajustes tornaram a ferramenta totalmente responsiva, fazendo com que se adapte a qualquer tipo de tela (tablets, computadores e smartphones).

Outra novidade é que o acervo digital disponibilizará 172 números da revista Ciência Hoje, que abrange o período de julho/agosto de 1982 a junho de 2001, 115 números da revista Ciência Hoje das Crianças, de novembro de 1986 a junho de 2001, e mais 695 números do Jornal da Ciência, de 26 de julho de 1985 a 12 de agosto de 2011, além de outras seis edições especiais.

O evento de lançamento da nova plataforma e a comemoração da digitalização de grande parte das coleções Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e do Jornal da Ciência será coordenado por Renato Janine Ribeiro, presidente da entidade, e contará com a participação de Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente de honra da SBPC, Ennio Candotti, diretor do Museu da Amazônia e presidente de honra da SBPC, Roberto Lent, professor emérito da UFRJ, Marco Moriconi, professor associado da Universidade Federal Fluminense e presidente do Instituto Ciência Hoje (ICH), e Alberto Passos Guimarães, pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e um dos fundadores do ICH.

Acervo para todos

O repositório da SBPC nasceu em julho de 2017 e desde sua criação vem passando por atualizações, não só do sistema operacional, como também da usabilidade das ferramentas de pesquisa.

Tudo o que está no repositório está sob uma licença Creative Commons, que permite que o pesquisador copie e compartilhe os materiais, desde que  forneça os devidos créditos e não faça uso comercial do conteúdo.

Serviço: LANÇAMENTO DO NOVO SITE DO REPOSITÓRIO DA SBPC COM AS COLEÇÕES CIÊNCIA HOJE, CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS e JORNAL DA CIÊNCIA

Dia: 14 de junho

Horário: 14h

Para assistir acesse o canal da SBPC no YouTube

 

Jornal da Ciência